Nova lei institui Junho Vermelho e reforça incentivo à doação de sangue no país
Foto: Hemorio / Divulgação
O incentivo à doação regular de sangue ganhou um novo instrumento no Brasil. Sancionada nesta segunda-feira (24/08), a Lei nº 15.491/2026 estabelece o mês de junho como período dedicado à realização de ações de conscientização e estímulo à doação de sangue, fortalecendo a campanha Junho Vermelho e sua inclusão no calendário de mobilizações do poder público.
De acordo com a nova legislação, deverão ser produzidos materiais educativos e promovidas campanhas com o objetivo de conscientizar a população e contribuir para o aumento dos estoques dos hemocentros brasileiros. A lei também prevê a iluminação de prédios públicos na cor vermelha, símbolo da mobilização pela doação de sangue.
As iniciativas deverão ser desenvolvidas de maneira articulada entre União, estados, Distrito Federal e municípios, respeitando a disponibilidade orçamentária de cada ente e seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A proposta é ampliar a conscientização sobre a importância de manter as doações durante todo o ano, contribuindo para que os bancos de sangue disponham de estoques suficientes para atender à demanda.
A doação de sangue é fundamental para pacientes submetidos a cirurgias e tratamentos, vítimas de acidentes e pessoas que enfrentam diferentes situações de emergência. Como o sangue não pode ser produzido artificialmente, os serviços de saúde dependem diretamente da participação de doadores voluntários para manter os estoques em níveis seguros.
Rotary prepara nova campanha
Em Itatiba, o trabalho de incentivo à doação de sangue também tem mobilizado entidades e a comunidade. O Rotary Club de Itatiba realiza no próximo dia 12 de setembro mais uma edição de sua Campanha de Doação de Sangue, dando continuidade à iniciativa que busca colaborar com os estoques de sangue e estimular a solidariedade entre os moradores do município.
A coleta será realizada a partir das 8h30, nas dependências da Secretaria de Ação Social de Itatiba, com atendimento feito pela equipe médica do Hemocentro da Unicamp, de Campinas, responsável pelos procedimentos técnicos e pela segurança dos doadores.
Os interessados em participar devem realizar o agendamento antecipadamente pelo WhatsApp (11) 96916-2638. Durante a campanha, também será possível fazer o cadastro para doação de medula óssea. Neste caso, não é necessário agendamento prévio. O cadastro pode representar uma oportunidade de encontrar compatibilidade e oferecer uma nova esperança a pacientes que aguardam transplante.
A mobilização conta ainda com o apoio dos veículos de comunicação Jornal de Itatiba (JI), CRN-AM, ITV Brasil e Rádio Web AM, que colaboram na divulgação e no incentivo à participação da população.
A organização reforça o convite para que pessoas que estejam aptas a doar façam o agendamento e participem da campanha de 12 de setembro. Uma única doação pode beneficiar diferentes pacientes e contribuir para atendimentos hospitalares, cirurgias, tratamentos e situações de emergência, reforçando na prática o objetivo de conscientização que agora também ganha força com a nova Lei do Junho Vermelho.