Município terá ações de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Foto: Divulgação / PMI
A Prefeitura de Itatiba promove nesta terça-feira (20/05) ações pelo Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma delas será a palestra sobre o tema às 18h30 no Plenário Vereador Abílio Monte da Câmara Municipal de Itatiba (Rua Benedicto José Constantino - 100, no Bairro do Engenho).
O evento municipal é alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no domingo (18). Diante da importância do tema, a data ganhou a cor laranja de alerta em mais uma campanha de conscientização. O objetivo da ação de Itatiba é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da defesa dos direitos desses brasileiros.
Aberto a todos os interessados no tema e em como colaborar nesta causa. As inscrições devem ser realizadas de forma online pelo link https://bit.ly/3GFXCN5seminarioabuso. Este seminário é uma iniciativa da Prefeitura através da Escola de Governo e Gestão Pública e Secretaria de Educação, através do Caepi - Centro de Atenção Educacional Psicossocial e Inclusivo, com apoio da Câmara Municipal de Itatiba. O objetivo é ter como público pessoas que lidam diretamente com crianças e adolescentes, principalmente gestores escolares.
Palestrantes
As palestrantes serão Katia Aparecida Precoma, psicóloga que atua no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual; e Maria Helena Taranto Jóia, coordenadora de 13 Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) da Polícia Judiciária de Campinas. Elas participaram do Seminário de 2023 e voltarão com atualizações sobre o tema, com formas mais eficazes de combate.
Katia, que possui pós-graduação em Saúde Mental e Intervenções Terapêuticas pelo Cefas Campinas, também é perita psicóloga há 16 anos com experiência no tema. Dra. Maria Helena ingressou na carreira de delegada de polícia em 1999 e em 2016 assumiu a titularidade da 2ª DDM de Campinas.
Disque 100
No mesmo dia, pela manhã, alunos da Rede Municipal de Ensino participarão de atividade no Teatro Ralino Zambotto sobre o tema de alerta e conscientização. O serviço de denúncia Disque 100, criado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos que funciona 24h e serve para denúncias contra violência, abuso sexual, agressões físicas e/ou psicológicas cometidas contra crianças e adolescentes, que têm direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.