Motociclista fica gravemente ferido ao ser atingido por linha com cerol em Campinas

Um motociclista ficou gravemente ferido após cortar o pescoço em uma linha com cerol na Avenida São José dos Campos, no bairro Swiss Park, em Campinas, na tarde desta quinta-feira. O acidente aconteceu por volta das 18h.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem perdeu muito sangue e foi socorrido por duas viaturas. Ele foi levado em estado grave ao Hospital Municipal Mário Gatti.
O uso de cerol – mistura cortante feita com cola e vidro moído, geralmente usada em linhas de pipa – é proibido por lei em várias cidades e estados do Brasil. Em São Paulo, a Lei Estadual nº 12.192/2006 proíbe a fabricação, venda e uso do material, com aplicação de multa a quem descumprir.
Além disso, o uso de cerol e de linhas chilenas (ainda mais cortantes) pode configurar crime de lesão corporal, tentativa de homicídio ou até homicídio, dependendo do caso.
Campanhas educativas são realizadas com frequência pelas prefeituras e forças de segurança, principalmente em períodos de férias escolares e tempo seco, quando aumentam os acidentes envolvendo motociclistas, ciclistas e pedestres.
As linhas com cerol ou similares colocam em risco a vida e a integridade física de quem circula pelas ruas e estradas. O Corpo de Bombeiros orienta que casos suspeitos sejam denunciados pelo 190 ou pelo telefone 193.
* com informações da Rádio CBN Campinas