Morungaba registra recorde de faltas em atendimentos de saúde

Foto: PMM
A Prefeitura de Morungaba, por meio do Departamento de Saúde, lançou um alerta à população com os dados mais recentes do "Faltômetro" — ferramenta criada para conscientizar sobre as ausências em consultas e procedimentos agendados na Atenção Primária à Saúde.
Em julho, o número de faltas bateu recorde no ano: foram 1.182 ausências, o maior registro de 2025 até o momento. O gráfico mostra que, desde abril, os números vêm subindo mês a mês: de 873 em abril, para 903 em maio, 1.040 em junho e agora mais de 1.100 em julho.
Cada falta representa uma vaga desperdiçada e um atendimento que poderia ter sido direcionado a outro paciente. A orientação do Departamento de Saúde é clara: se não puder comparecer, comunique com antecedência. Isso permite o replanejamento das agendas e o aproveitamento do horário por outro paciente, evitando sobrecarga nas unidades de saúde e otimizando os recursos públicos.
“É fundamental a colaboração da população. O comprometimento com os horários agendados é um ato de respeito com os profissionais de saúde e com outros pacientes que estão esperando por uma consulta”, destaca a pasta.
A campanha reforça que "cada falta é um horário desperdiçado" e convida os moradores a refletirem sobre a importância do compromisso com a saúde pública.