Morungaba registra quase mil faltas em consultas médicas em agosto

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Morungaba divulgou o balanço do “Faltômetro” referente ao mês de agosto, que registrou 949 ausências em atendimentos da Atenção Primária à Saúde. O número representa uma redução de 19,7% em relação a julho, quando foram contabilizadas 1.182 faltas, o maior índice do ano até agora.
Apesar da melhora, o dado ainda preocupa. Cada ausência sem aviso prévio representa um horário desperdiçado que poderia ser ocupado por outra pessoa à espera de atendimento. Desde o início de 2025, Morungaba acumula mais de 7 mil consultas perdidas devido às faltas dos pacientes.
A ferramenta do “Faltômetro” tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de comparecer às consultas ou desmarcá-las com antecedência. Dessa forma, as equipes podem reorganizar as agendas e garantir que mais cidadãos sejam atendidos.
O levantamento mostra que entre janeiro (775 faltas) e julho (1.182) houve um aumento de 52,5% nas ausências. Mesmo após a queda em agosto, o número de faltas ainda se mantém 22,4% acima do registrado em janeiro.
A Secretaria de Saúde reforça que avisar sobre a impossibilidade de comparecimento é um ato de responsabilidade e solidariedade. Com um simples telefonema, é possível liberar a vaga para outro paciente e colaborar para que o sistema público de saúde seja mais eficiente.