Junho teve 42 mm de chuva em Itatiba, dentro da média dos últimos anos

Foto: Carlos Bassan
Itatiba registrou 42,1 milímetros de chuva no mês de junho de 2025, segundo dados da estação meteorológica da Casa da Agricultura de Itatiba. O volume representa uma recuperação significativa em relação ao mesmo mês de 2024, que teve apenas 0,9 mm — o junho mais seco da série recente.
Comparado à média dos últimos cinco anos (2020 a 2024), que foi de 47,2 mm, o total de junho deste ano ficou ligeiramente abaixo, mas ainda dentro de uma faixa considerada típica para o início do inverno na região.
Ao contrário dos anos de 2020 e 2023, que apresentaram volumes maiores em junho, 2025 se destacou pela regularidade das chuvas, que ocorreram em dez dias ao longo do mês. Os maiores acumulados foram registrados nos dias 6 (11,7 mm) e 24 (14,7 mm), distribuídos entre os dias 3 e 24 de junho.
Além da precipitação, o mês foi marcado por uma amplitude térmica típica da transição de estações, com temperaturas variando entre 2°C, mínima registrada no dia 25, e 27,9°C, máxima no dia 29. A umidade relativa do ar também apresentou variações expressivas, chegando a níveis abaixo de 35% em alguns dias.
Previsão de frio
A temperatura volta a cair na região nesta semana. Segundo boletim da Defesa Civil do Estado de São Paulo, a passagem de uma frente fria seguida por uma massa de ar frio, entre terça-feira, 1º de julho, e quinta-feira, 3 de julho, deverá provocar queda significativa das temperaturas mínimas e máximas no estado. No período, a temperatura na região pode chegar a 12ºC.
De acordo com a previsão do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, ainda que as chances sejam baixas, podem ocorrer chuvas leves e isoladas a partir da tarde. "A combinação da entrada de ar mais frio e de maior presença de nebulosidade deixam as temperaturas mais baixas e com menor amplitude: mínima de 15°C e máxima em torno de 23°C", informa o Cepagri.
Nesta quarta-feira, 2/7, a tendência é de céu parcialmente nublado a nublado, temperaturas entre 13 e 22°C e ventos moderados a fortes ao longo do dia. Já na quinta-feira, 3/7, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, temperaturas entre 12 e 20°C, ventos moderados a fortes e possibilidade de chuvas leves.
A partir de sexta-feira, 4/7, as nuvens diminuem aos poucos e aumenta a amplitude térmica, com mínimas previstas para cair até domingo, podendo chegar aos 10°C, e máximas voltando a subir, mas sem ultrapassar 24 a 25°C até o final de semana.
Alertas da Defesa Civil
Com a nova queda de temperatura, a Defesa Civil alerta a população para que se proteja do frio, especialmente crianças, idosos e pessoas mais vulneráveis. Entre as recomendações estão: agasalhar-se bem, evitar longas exposições ao frio, proteger animais de estimação durante as noites frias, evitar aglomerações em locais fechados para prevenir doenças, manter a hidratação da pele e dos lábios, e tomar cuidados ao usar aquecedores, mantendo o ambiente arejado e evitando fogo improvisado para aquecimento.