Itatiba sedia reunião da Câmara Temática da Defesa Civil da RMC

Foto: Divulgação PMI
Itatiba sediou na manhã desta segunda-feira, a Reunião Ordinária da Câmara Temática de Defesa Civil (DC) da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Dos 20 municípios que compõem a RMC, Itatiba recebeu 16 deles neste encontro, além de Sidnei Furtado, coordenador da Câmara Temática da Defesa Civil da RMC, e Sergio Gomide, representando a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).
Essa foi a primeira reunião sediada na sala do Centro de Operação de Emergência (COE) de Itatiba, sala localizada na sede da Prefeitura de Itatiba, no Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, instalada pela Agemcamp.
Em pauta esteve o Projeto de Monitoramento de Multirriscos para o enfrentamento aos Extremos Climáticos da RMC. Segundo a coordenadora da Defesa Civil de Itatiba, Leila Recaman Cavallaro, este projeto pleiteia duas estações meteorológicas automáticas para cada município.
“A intenção é que sejam instaladas em áreas de risco de cada cidade, com monitoramento pelo IAC - Instituto Agronômico de Campinas. Este mesmo órgão já monitora, em Itatiba, uma estação, assim como uma através do Cemaden -Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais”, contou Leila. Cada município deve discutir com o chefe do Executivo e grupo técnico para estabelecer os locais em que as estações deverão ser instaladas.
Reunião dos prefeitos
O projeto segue para a próxima Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC), a ser realizada no dia 24/04, em que a Câmara Temática de Defesa Civil pede aprovação dos prefeitos.
COE
A sala do COE de Itatiba é recém-inaugurada e é fruto de outro projeto da Câmara Temática de Defesa Civil junto à Agemcamp, que fez a entrega dos equipamentos em 19/03. Itatiba foi o quarto município a ser contemplado, por ter entregue o projeto montado para instalação do COE. O espaço, destinado a agilizar tomadas de decisões em casos emergenciais, recebeu investimento de cerca de R$ 100 mil e conta com mesas e cadeiras, notebooks, tela digital, além de drones e smartphones.