Itatiba registra segundo caso confirmado e um óbito suspeito
A mulher, de 77 anos, apresentou quadro de resfriado no último dia 16, vindo a piorar no último dia 26, quando procurou o Hospital Renascença, em Campinas

Foto: JI/Lucas Selvati
Da Redação
Na noite da última terça-feira, 31, o prefeito Douglas Augusto, acompanhado do secretário de Saúde, Fabio Nani, e do secretário adjunto, Carlos Lemes, comunicou à população, através do Facebook, o segundo caso confirmado de coronavírus no município e um óbito suspeito. Trata-se de um casal, que reside em um condomínio fechado.
A mulher, de 77 anos, apresentou quadro de resfriado no último dia 16, vindo a piorar no último dia 26, quando procurou o Hospital Renascença, em Campinas, sendo transferida, em seguida, para o Hospital Madre Theodora, onde se encontra na UTI, recebendo oxigênio por cateter. O quadro é estável, porém, a paciente já foi diagnosticada com covid-19.
Já o marido, de 84 anos, faleceu na tarde da última terça-feira. O caso está sendo investigado e foi feita a coleta para análise de coronavírus. Ele havia apresentado falta de ar na segunda-feira. O quadro se agravou na terça e o paciente foi encaminhado ao UPA. A princípio, seria transferido para o hospital Madre Theodora, onde se encontra a mulher, mas, por falta de suporte, acabou sendo levado à Santa Casa de Misericórdia. Durante a transferência, veio a falecer.
O prefeito ressaltou que o casal se encontrava em completo isolamento desde que a notícia de coronavírus se espalhou pelo Brasil. “No entanto, segundo a empregada doméstica do casal, eles participaram de uma festa de aniversário com colegas médicos, em Águas de Lindoia, no último dia 14, sendo o único contato externo que tiveram desde então”, ressaltou Douglas.
Foi informado, ainda, que o casal não tinha filhos e a empregada da família encontra-se em isolamento. Ela também passará pelo teste de covid-19.
Transparência
Durante o pronunciamento, Douglas disse que, mais uma vez, deu “uma dura” no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do estado de São Paulo, em relação à transparência dos casos apresentados. “Eles [GVE] já notificaram o hospital Albert Einstein, juntamente com outros hospitais particulares do estado, para que comuniquem, de maneira transparente, às vigilâncias sanitárias dos municípios cujos pacientes se encontram em situação suspeita ou confirmada”.
O prefeito ressaltou, ainda, que comunicou o edifício onde reside o itatibense diagnosticado com covid-19 no último domingo e afirmou que já foram solicitadas informações do condomínio fechado onde mora o casal, para que possa ser feita a investigação epidemiológica dos casos.
Testes rápidos
Sobre os testes rápidos para detecção de coronavírus, o prefeito afirmou que Itatiba receberá a primeira remessa nesta semana. “As pessoas que tiveram contato com os casos positivos ou que manifestaram algum sintoma, como febre alta e outras complicações, serão as primeiras a receberem o teste”, afirmou.
De acordo com o boletim do último dia 31, além dos dois casos confirmados, outros 29 aguardam resultados e seis já foram descartados. Os dados estão sujeitos a alterações.