Itatiba recebe reconhecimento estadual pelo combate à tuberculose
Foto: Divulgação / PMI
O trabalho desenvolvido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba rendeu ao município um reconhecimento inédito do Governo do Estado de São Paulo pelo desempenho no enfrentamento à tuberculose. A premiação foi entregue na última sexta-feira (05/12), durante o Simpósio Vigilância em Saúde em Movimento, realizado entre 1º e 5 de dezembro, quando também aconteceu o Fórum Estadual da Tuberculose 2025.
Itatiba se destacou por alcançar mais de 70% de investigação dos contatos de casos confirmados, indicador que evidencia a eficiência do acompanhamento das pessoas que convivem diretamente com pacientes diagnosticados com a doença. A estratégia é fundamental para identificar infecções assintomáticas — especialmente entre familiares e pessoas próximas — interromper cadeias de transmissão e garantir o início precoce do tratamento quando necessário.
De acordo com a enfermeira Amanda Penedo Pina Oliveira, responsável pelo CTA e pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose, essa atuação articulada entre atenção primária e CTA explica o bom desempenho. “O CTA é a referência para tratamentos contra tuberculose em Itatiba. Os casos chegam por meio da atenção primária, que é a porta de entrada. Havendo suspeita, a unidade básica solicita os exames e, se confirmado, o paciente é encaminhado diretamente ao CTA. Por isso, é fundamental procurar atendimento em caso de tosse prolongada por mais de três semanas, sudorese noturna e emagrecimento acentuado. A tuberculose tem tratamento e cura quando acompanhada”, orienta.
Mesmo com os avanços, a doença ainda é uma preocupação de saúde pública. Em 2024, Itatiba registrou 21 novos casos e, em 2025, 24 até o momento. O Boletim Epidemiológico de Tuberculose 2025 aponta que o Estado de São Paulo teve 20.647 novos casos em 2024, com incidência de 44,9 casos por 100 mil habitantes e mortalidade de 2,9 óbitos por 100 mil habitantes. No cenário nacional, foram 84.308 novos casos, segundo o Ministério da Saúde.
O reconhecimento estadual reforça a importância do trabalho contínuo de monitoramento, investigação e orientação realizado pelo CTA e pela rede municipal de saúde, especialmente no combate ao estigma que ainda envolve a doença e pode atrasar a busca por diagnóstico.
Dezembro Vermelho
Além do combate à tuberculose, o CTA intensifica em dezembro suas ações de prevenção e conscientização relacionadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No último sábado (06/12), uma atividade especial na Praça José Bonifácio realizou 48 testes de HIV e 48 testes de sífilis. Três resultados positivos para sífilis foram identificados e os pacientes encaminhados para tratamento imediato no CTA.
Até 19 de dezembro, todas as unidades de saúde estarão realizando testes rápidos e oferecendo orientações por livre demanda, como parte da programação do Dezembro Vermelho.
Sobre o CTA
Unidade referência em tratamentos especializados na saúde municipal, o CTA oferece atendimento de segunda à sexta, das 7h às 17h. Às quintas, excepcionalmente, das 7h às 18h. Para testes rápidos, o atendimento é de segunda a sexta das 8h às 15h30, exceto às quintas, que é das 8h às 17h. O CTA fica na Rua Pompéia, 45 - Giardino D'Itália. Telefones: 4534-0832 / 4594-5137.