Itatiba participa da inauguração de reservatório para combate a queimadas na região

Foto: Divulgação / PMI
A Prefeitura de Itatiba esteve representada na manhã desta sexta-feira (16/05) na inauguração de reservatório de água de reúso com capacidade para 100 mil litros, destinado ao combate de queimadas, iniciativa de Campinas e Sanasa, a companhia de saneamento daquela cidade. A inauguração foi no Pico das Cabras, em Joaquim Egídio, distrito de Campinas, sendo este um passo importante na prevenção de tragédias ambientais.
No evento, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Hermínio Geromel Jr., e a coordenadora da Defesa Civil de Itatiba, Leila Recaman Cavallaro, estiveram ao lado de representantes de Campinas, Morungaba e Valinhos, municípios vizinhos que também são beneficiados com este reservatório, fabricado em fibra de vidro.
O objetivo principal é fornecer suporte hídrico ao Corpo de Bombeiros em caso de novos focos de incêndio na região, especialmente neste momento de baixa Umidade Relativa do Ar (URA), quando o risco de queimadas aumenta significativamente.
A Prefeitura de Itatiba decretou, no início deste mês, a Operação Estiagem 2025, que seguirá até 30/09, com atenções voltadas à URA, quedas bruscas de temperatura, baixa vazão dos mananciais e possível aumento de fogo em mato, que são os incêndios em área de cobertura vegetal.
Chamas próximas ao Observatório
A estrutura foi instalada próxima ao portão de entrada do Observatório de Campinas Jean Nicolini, que ficou ameaçado pelo fogo durante incêndio em setembro de 2024. Na ocasião, apesar da aproximação das chamas, o observatório foi preservado, mas o Museu Aberto de Astronomia, que é referência nacional, foi atingido pelo fogo.
Na época, foram cinco dias de trabalho intenso das equipes de combate e a área consumida pelas chamas equivale a 120 hectares, alcançando territórios vizinhos, inclusive de Itatiba. A Polícia Ambiental identificou o homem de 47 anos apontado como responsável por iniciar o incêndio e multou em R$ 6.749.972,50, valor calculado com base em imagens de satélite que ajudaram a dimensionar os danos ambientais.
Combate
Provocar incêndios em áreas de mata é crime ambiental, causando graves riscos à fauna, à flora e à saúde humana. Para contribuir neste combate, em caso de avistamento de focos de incêndio ou pessoas suspeitas, a população pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153, a Polícia Militar pelo 190, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199.