Itatiba fortalece participação dos pais no cuidado e inclusão de crianças com TEA

Foto: Divulgação PMI
Em um mês marcado pela celebração do Dia dos Pais, a Prefeitura de Itatiba reforça seu compromisso com a inclusão e o acolhimento das famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) — com atenção especial ao papel paterno nesse processo.
Segundo a educadora especialista em TEA, Kelly Vigatto, o município mantém programas contínuos que envolvem ativamente os pais no acompanhamento terapêutico, educacional e emocional dos filhos. Entre as iniciativas, destaca-se o Encontro de Famílias Atípicas, realizado mensalmente na Casa da Juventude. A próxima edição será a segunda de 2025 e, segundo Kelly, o evento promove “discussão, troca de experiências e orientações voltadas aos pais, mães, avós, irmãos, enfim, a toda família”.
Além disso, reuniões específicas nas escolas da Rede Municipal e encontros com equipes terapêuticas após as sessões de atendimento também abordam a importância da participação paterna.
O município adota políticas públicas que reconhecem e incentivam esse engajamento, como o atendimento familiar integrado, realizado desde 2023 no CAI (Centro de Referência do Autismo) e na Casa do Autista; campanhas e eventos de conscientização; emissão do CIPTEA — Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; parcerias com entidades como a APAE, Instituto Passo a Passo e Outro Olhar; e atendimento sistemático aos pais no ambiente escolar.
A rede de apoio inclui também espaços de escuta e acolhimento psicológico, oferecidos por psicólogos da Secretaria de Saúde no CAC (Centro de Atenção à Criança), no CAI, na Casa do Autista e no CAEPI (Centro de Atenção Educacional, Psicossocial e Inclusiva), em parceria com a Secretaria de Educação. O Encontro de Famílias Atípicas soma-se a essas iniciativas como um espaço mensal de diálogo e suporte emocional.
A Prefeitura ainda realiza ações de conscientização para desconstruir a visão de que o pai “apenas ajuda” no cuidado, promovendo a paternidade ativa e responsável. Entre elas, está a Caminhada do Dia do Autismo, que mobiliza a comunidade todos os anos.
Há também atenção especial aos pais que estão no espectro autista, com oferta de terapias psicológicas, acompanhamento médico com neurologistas ou psiquiatras e incentivo à participação em atividades esportivas promovidas pela Secretaria de Esportes.
Para garantir que o envolvimento familiar seja efetivo no ambiente escolar, as Secretarias de Educação, Governo e Saúde oferecem formações e palestras para pais e equipes escolares sobre inclusão e estratégias de apoio a alunos com TEA, fortalecendo o vínculo entre família e escola e promovendo avanços no processo de ensino-aprendizagem.