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Itatiba é premiada em evento nacional de inovação por transformação digital na gestão pública

Por Redação

Foto: Divulgação / PMI

Itatiba foi uma das 33 cidades brasileiras que nesta semana conquistaram um dos troféus da 12ª Edição do Prêmio InovaCidade. A solenidade de entrega foi em São Paulo, durante a abertura do Smart City Business Brazil Congress, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte no último dia 03/06, sendo a Prefeitura de Itatiba representada pelo servidor Levi Cabral Simões, que integra o corpo técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação, comandada por Eduardo Aoun.

A pasta é a responsável pela implantação do sistema de dados que tem aproximado o cidadão dos serviços públicos. Operado pela empresa Geopixel, ele tem ferramentas online que permitem a tramitação de processos como expedição de alvarás, plantas e Habite-se.

“Esse prêmio de inovação é por termos implantado esse sistema de tramitação online que permitiu agilizar o atendimento desses processos aos solicitantes”, pontua Levi, que informa: em pouco mais de um ano, já que o sistema foi implantado em abril do ano passado, quase 6.000 processos já deram entrada e foram tramitados exclusivamente por meio desse canal virtual, aproximando os cidadãos solicitantes da Prefeitura.

O prêmio

O Prêmio InovaCidade é um reconhecimento do Instituto Smart City Business America destinado a iniciativas que promovem a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Ao longo dos anos ela se consolidou como uma das premiações mais relevantes na América Latina, destacando projetos inovadores e impactantes, oriundos da administração pública, iniciativa privada e entidades da sociedade civil.

Em 2025, o Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br) realizou a sua décima segunda edição com 98 inscrições de 64 organizações diferentes, sendo 33 trabalhos premiados, inclusive de capitais estaduais

Destaque de Itatiba

A Prefeitura de Itatiba implementou dois projetos estratégicos voltados à transformação digital: a digitalização dos alvarás de obras e funcionamento e a adoção da plataforma GeoPixel Cidades para aprimorar o cadastro imobiliário. As iniciativas modernizam os serviços públicos, promovendo mais agilidade, eficiência e transparência na gestão municipal.

Antes da digitalização, os processos de solicitação de alvarás exigiam atendimento presencial, gerando maior lentidão em sua tramitação. Com a nova plataforma online, os pedidos passaram a ser realizados totalmente de forma digital, desde o protocolo até a emissão. O sistema oferece funcionalidades como checklist de documentos, notificações automáticas e integração com os sistemas internos da Prefeitura, proporcionando ganhos de tempo e organização.

Paralelamente, a plataforma GeoPixel Cidades passou a apoiar a gestão do território com base em imagens aéreas de alta resolução e dados integrados. Com ela, foi possível identificar áreas em expansão, corrigir cadastros inconsistentes e melhorar o controle urbano e fiscal. O sistema também integra dados de vistorias, facilita o planejamento urbano e amplia a arrecadação com base em dados atualizados e precisos.

A execução dos projetos envolveu as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Habitação e também a de Finanças, sob comando de Katia Baptistella. As equipes participaram de capacitações, os fluxos internos foram reestruturados e houve ações de comunicação junto à população e aos profissionais do setor, garantindo maior adesão às novas ferramentas.

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