Itatiba comemora 7 anos do projeto “Lixo no Chão, em Itatiba NÃO”

Foto: Divulgação
Em uma verdadeira demonstração de cidadania e cuidado com o meio ambiente, Itatiba celebrou os 7 anos do projeto “Lixo no Chão, em Itatiba NÃO” com uma grande ação de limpeza nas margens do Rio Atibaia, no último dia 29. A data oficial do aniversário do projeto é 1º de julho, mas a comemoração foi antecipada com um gesto simbólico e efetivo de preservação ambiental.
Logo nas primeiras horas da manhã, voluntários, instituições e parceiros se reuniram na Estação de Captação de Água da Sabesp, onde um café da manhã solidário deu início à atividade. Equipados com luvas, sacos de lixo, protetor solar, repelente e kits de primeiros socorros, os participantes formaram um mutirão ecológico que percorreu o rio e suas margens, recolhendo diversos tipos de resíduos.
Entre os materiais encontrados estavam desde pequenos itens como brinquedos e isqueiros, até objetos maiores como móveis, calçados, capacetes e até lâmpadas. Também foram removidos galhos e touceiras de bambu que atrapalhavam o curso da água. Todo o material recolhido foi pesado e teve o destino ambientalmente correto, com apoio da Prefeitura de Itatiba.
“A proposta do projeto sempre foi despertar a consciência ambiental e mostrar que atitudes simples fazem grande diferença. Infelizmente, ainda vemos muito lixo descartado de forma inadequada, inclusive materiais recicláveis que poderiam gerar renda para famílias. A cada nova ação, renovamos nossa esperança em uma cidade mais consciente, limpa e sustentável”, destacaram os organizadores.
A iniciativa reforça o espírito do projeto, que vai além da limpeza pontual. Trata-se de uma proposta educativa, que busca transformar a cultura do descarte de lixo e envolver a comunidade em uma rede de cuidado com o espaço público e os recursos naturais.
A ação contou com o apoio de diversos parceiros: Prefeitura Municipal de Itatiba, Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sabesp, GM Ambiental, Defesa Civil, EcoAção – Programa Municipal de Ações Ambientais, Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Secretaria de Defesa do Cidadão, Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Itatiba, Grupo Entre Rosas, ODS Itatiba e Virada Feminina Itatiba.
Sete anos após o lançamento do “Lixo no Chão, em Itatiba NÃO”, a cidade vê os frutos de um trabalho contínuo de educação e mobilização. E o recado permanece atual e necessário: lixo no chão? Em Itatiba, NÃO!