Itatiba celebra aniversário de 167 anos e 40 anos do Mercadão com música, missa e bolo
Foto: Renato Jr / PMI
Na última sexta-feira (01/11), Itatiba comemorou duplamente, celebrando seus 167 anos de emancipação política e os 40 anos do Mercado Municipal Maria Elias de Godoy Camargo - o Mercadão, que desde 1984 ocupa o atual endereço na Avenida 29 de Abril. Em um evento animado e repleto de significado para a comunidade, o Mercadão reuniu um grande público, que acompanhou uma missa campal, apresentações musicais e homenagens históricas.
O evento começou com uma apresentação da Orquestra D’Alba, formada por professores e alunos do Conservatório Municipal Profa. Alba Panzarin Degani, trazendo música ao vivo e uma atmosfera festiva ao local. O tradicional "Parabéns a Você" foi entoado com entusiasmo pela plateia, logo antes dos discursos das autoridades e da missa celebrada pelo padre Maycon Cristian Pedro, da Basílica de Nossa Senhora do Belém. A cerimônia contou com a presença de figuras importantes do município, incluindo o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, o prefeito em exercício Mauro Delforno e Rosa Delforno, vice-presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
A celebração foi uma colaboração entre a Secretaria de Administração e a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba, em conjunto com o Conselho Deliberativo de Boxistas do Mercadão. A presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Itatiba, Francini Cabrera Piera, que também é boxista, falou em nome dos organizadores, expressando a emoção e o empenho de todos que participaram do evento: “Foi uma celebração como imaginamos, ao ar livre e para todos, um evento que uniu a comunidade para comemorar esse marco do Mercadão e da cidade.”
Durante o evento, um momento simbólico marcou a inclusão oficial do Mercadão, da Casa Rosa da Mulher e do Conservatório Municipal no inventário dos imóveis históricos protegidos de Itatiba, destacando o valor cultural e histórico desses espaços.
Após a missa, a celebração continuou com sorteios de brindes oferecidos por comerciantes locais e a distribuição de pedaços de um bolo de aniversário, preparado pelo Fundo Social de Solidariedade.
Exposição de fotos históricas
O Mercadão agora conta com uma exposição especial de fotos históricas, montada no corredor central, que retrata sua longa trajetória. A curadoria é do Museu Municipal Padre Francisco de Paula Lima, e a exposição revela registros da época em que o prédio abrigava uma fábrica de fósforos, antes de se tornar o tradicional Mercado Municipal em 1984. A exposição estará disponível para visitação durante todo o mês de novembro.
Mais do que um centro de comércio, o Mercadão é um ponto turístico e histórico da cidade, atraindo tanto moradores quanto visitantes. Com sua variedade de produtos e o espírito acolhedor dos boxistas – alguns deles presentes desde a abertura –, o Mercadão é um símbolo da tradição e da identidade de Itatiba, fortalecendo sua posição na cultura local.
167 anos de história
A história de Itatiba como cidade independente começou em 1º de novembro de 1857, quando o município, antes uma freguesia de Jundiaí, alcançou sua emancipação política. A data é marcada com orgulho na cidade, batizando marcos locais, como o Palácio 1º de Novembro, sede da Câmara Municipal.