Itatiba castra 161 cães e gatos no quarto mutirão do ano da Cobema

Foto: Priscila Ferracini / PMI
A Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) da Prefeitura de Itatiba promoveu no último sábado (27/07) o 4º mutirão de castração de cães e gatos deste 2025 no Parque Luís Latorre.
A ação é fruto de parceria do município - por meio da Cobema - com o Abrigo Pitukinha Instituto de Ajuda aos Animais, via recursos conseguidos através de emenda parlamentar federal, que permite a vinda do Castramóvel, onde são feitas as cirurgias.
Segundo o órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, foram agendados 225 castrações (a Cobema chama um número maior, já prevendo faltosos, para aproveitar ao máximo das vagas oferecidas pelo Castramóvel a cada visita) realizados 161 procedimentos. Foram castrados 77 gatos e 84 cães, tanto vira-latas quanto de raças (exceto braquicefálicos), um benefício proporcionado com a presença do Castramóvel.
Mesmo diante da campanha de conscientização sobre a importância de comparecimento para não tirar a vaga de outras pessoas, foram registradas 64 ausências. Destes faltosos, foram 28 gatos e 36 cães que perderam o lugar na fila e devem registrar novo cadastro para a castração.
Somando com as presenças do último sábado, somente neste ano, já foram castrados gratuitamente mais de 700 animais. A primeira ação foi no final de fevereiro e as duas seguintes em junho último, durante a Semana do Meio Ambiente, nos dias 01 e 08/06.
Novas inscrições
Responsáveis por vira-latas que foram agendados e não compareceram ao mutirão devem se inscrever novamente. Estão aptos à castração na Cobema animais vira-latas de até 5 anos de idade com peso mínimo de 2 quilos, residentes em Itatiba.
O cadastro é feito pessoalmente na Cobema, à Rua Francisco Biazotto - 125, na Vila Rita (rua sem saída) ou pelo (11) 4487-2805. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
Os novos cadastros serão adicionados a uma lista já existente na Cobema e serão agendados de acordo com a ordem dessa listagem. Aqueles que não forem chamados nestes mutirões, permanecem no cadastro para posterior castração gratuita na Cobema.