Inclusão social da Cooper Standard com a APAE de Jarinu é reconhecida em premiação da Toyota
Condecoração valoriza o efeito transformador do programa na capacitação e contratação de pessoas com deficiência intelectual

Foto: Divulgação
A Cooper Standard foi destaque na Conferência de Fornecedores da Toyota América Latina e Caribe, realizada em Buenos Aires no dia 13 de maio, ao conquistar o primeiro lugar na categoria Social do Prêmio ESG 2024. O reconhecimento veio pelo projeto de inclusão social desenvolvido em parceria com a APAE de Jarinu, que promove a empregabilidade de pessoas com deficiência intelectual por meio de formação técnica e integração ao mercado de trabalho.
Uma iniciativa inédita nas APAEs do país, o projeto funciona com a implantação de uma oficina de aprendizagem profissional dentro da instituição que a mais de 30 anos dá suporte para famílias do município. Os participantes, jovens com deficiência intelectual moderada ou grave, recebem capacitação teórica e prática em um ambiente simulado, que replica etapas reais do processo fabril da Cooper Standard, incluindo linhas de produção, pintura e layout. Após esse preparo, são contratados para atuar na unidade industrial da empresa em Atibaia, com acompanhamento próximo das duas instituições.
Até agora, a ação resultou em 13 contratações efetivas, beneficiando diretamente as famílias desses colaboradores e incentivando os mais de 300 atendidos pela APAE de Jarinu com ações de sensibilização sobre inclusão e diversidade.
Além do reconhecimento em ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança), a Cooper Standard também foi homenageada como Fornecedor Nível A pela Toyota, celebrando quase três décadas de parceria com a montadora na região.
"Estamos muito orgulhosos com essa premiação. Ela mostra que, além de buscar a excelência nos processos, é possível gerar impacto positivo real na vida das pessoas. A parceria com a APAE de Jarinu é um exemplo de que o setor produtivo pode ser agente de transformação social", afirma Renato Maleckas, Diretor-Geral da Cooper Standard no Brasil.
Com 30 anos de atuação no Brasil, a Cooper Standard consolidou-se como uma das principais fornecedoras do setor automotivo, empregando mais de 1.800 profissionais em suas três unidades fabris localizadas em Atibaia (SP), Varginha (MG) e São Bento do Sul (SC). Ao longo dessa trajetória, a empresa investiu continuamente em inovação, sustentabilidade e qualidade, tornando-se parceira estratégica de grandes montadoras e referência em práticas que unem eficiência produtiva e responsabilidade social.
O projeto vencedor destacou-se entre mais de 120 propostas inscritas, de um total de 250 fornecedores avaliados. O reconhecimento reafirma a experiência da Cooper Standard como referência em políticas de inclusão produtiva e reforça o papel das parcerias locais na construção de um futuro mais justo e acessível.
Sobre a Cooper Standard:
A Cooper Standard conta hoje com três unidades no Brasil, sendo a primeira delas e maior em número de funcionários em Varginha/MG e outras duas, em Atibaia/SP e São Bento do Sul/SC. Os postos de trabalho empregam mais de 1.800 colaboradores que atuam na produção de peças de vedação automotiva, mangueiras flexíveis para freios e tubos para conexões de turbo para carros. A empresa possui clientes como Honda, Hyundai, Toyota, Volkswagen, GM Peugeot, Ford e Stellantis Brasil.
Globalmente, a organização está presente em 20 países e lidera o setor de soluções de sistemas de vedação e manuseio de fluídos em diversos mercados industriais e de transporte. São mais de 120 localidades e cerca de 23 mil colaboradores que integram a cultura de sucesso e auxiliam na visão de expansão para o futuro.