Homem é preso após tentar matar o irmão e PM de Itatiba

Por Ivan Machado / Jornal da Região
Um homem de 49 anos foi preso nesta sexta-feira (3) após tentar matar o próprio irmão com uma faca de grande porte e, em seguida, atacar um policial militar no bairro Cecap, em Itatiba.
Segundo informações do boletim de ocorrência, o autor investiu contra o irmão, de 51 anos, desferindo diversos socos na região torácica.
Na sequência, o suspeito pegou uma faca e tentou golpear a vítima repetidas vezes com intenção de matá-lo.
A vítima conseguiu se desvencilhar dos ataques e acionou a Polícia Militar pelo telefone 190, não sofrendo ferimentos por arma branca.
Quando a equipe policial chegou ao local, o cabo PM Spencer foi imediatamente confrontado pelo autor, que ainda portava a faca em punho, na altura de seu rosto, reiterando que iria matar o irmão.
Em estado de intensa agressividade e de momentos de tensão, o suspeito avançou contra o policial Spencer e desferiu golpe direcionado à região vital, ignorando ordens para largar a arma.
Diante da agressão iminente, o militar realizou uso progressivo da força, efetuando disparo com dispositivo elétrico incapacitante (taser).
O primeiro disparo não foi suficiente para neutralizar o agressor, que manteve a faca em punho e tentava atingir o policial militar.
Foi necessário um segundo disparo, que o fez cair ao solo, porém ainda segurando a arma.
Somente após três ativações adicionais da descarga elétrica, o homem finalmente largou a faca.
O soldado Campos realizou a contenção física do autor, retirou os dardos do taser e procedeu à algemação, sendo necessário o emprego de técnicas de defesa pessoal para garantir a segurança da equipe.
A mãe dos envolvidos, de 80 anos, passou mal durante a situação e precisou ser socorrida por equipe de resgate.
O suspeito sofreu lesões superficiais compatíveis com o impacto dos dardos do taser — três na região torácica e um na perna direita — e foi conduzido à Santa Casa local para atendimento médico e confecção de laudo de lesão corporal.
Em seguida, foi encaminhado à Delegacia de Polícia, e indiciado por tentativa de homicídio qualificado, ameaça, resistência e desobediência.
Foram apreendidos uma faca, quatro dardos e dois cartuchos complementares de dardos.
O delegado José Mário de Lara determinou o recolhimento do autor para a Cadeia de Campo Limpo Paulista, onde vai aguardar decisão da Justiça.
Se não fosse a experiência e técnica do cabo Spencer a ocorrência poderia ter se transformado em tragédia.