Homem com mandado de prisão em aberto é capturado pela PM de Itatiba
                Por Ivan Machado / Jornal da Região
Um homem de 36 anos com mandado de prisão em aberto foi capturado no bairro Cidade Jardim, em Itatiba. A prisão ocorreu após o suspeito tentar fugir da abordagem policial.
Segundo informações da Polícia Militar, uma equipe da 2ª Companhia do 49º Batalhão realizava patrulhamento preventivo com foco em furtos e roubos quando avistou um indivíduo em uma caminhonete VW/Saveiro cinza. Ao perceber a presença policial, o motorista acelerou o veículo bruscamente, arrastando os pneus.
Os policiais militares Cabo Spencer e Soldado De Matos iniciaram um breve acompanhamento pela Avenida da Saudade até o local onde conseguiram realizar a abordagem. Durante busca pessoal e veicular, nada de ilícito foi encontrado.
No entanto, ao realizar consulta via COPOM, foi constatado que o homem possuía um mandado de prisão em aberto. O documento, expedido pelo Departamento de Execuções Criminais da 4ª Região Administrativa Judiciária de Campinas (TJSP), é válido até 19 de fevereiro de 2029.
O mandado decorre de condenação transitada em julgado pela prática do crime de lesão corporal (artigo 129 do Código Penal), com determinação de cumprimento de pena em regime semiaberto.
O capturado foi identificado como homem de 36 anos com extensa ficha criminal, incluindo antecedentes por violência doméstica, roubo, ameaça, desobediência e desacato.
Devido ao fundado receio de fuga, foi necessário o uso de algemas durante a condução, conforme previsto no Decreto 8.858/16. O homem foi levado ileso ao Distrito Policial de Itatiba, com apoio do Comando de Grupo Patrulha.
O delegado titular José Mário de Lara ouviu as partes e elaborou boletim de ocorrência de captura de procurado. Também foram feitas as medidas administrativas referentes às infrações de trânsito cometidas durante a tentativa de fuga.
O preso permaneceu à disposição da Justiça e será conduzido ao Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista para dar prosseguimento ao cumprimento da pena.