Hemodiálise da Santa Casa oferece exame de bioimpedância aos pacientes

Foto: Divulgação/SCMI
Da Redação
O Centro de Hemodiálise “Thereza Baptistella Nardi” da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba passou a oferecer aos seus pacientes um exame diferenciado de bioimpedância, realizado de forma exclusiva para os atendidos no hospital.
“A bioimpedância é um método utilizado para estimar a composição corporal (gordura, músculo e água) por meio da passagem de uma leve corrente elétrica”, explica a nutricionista especializada em hemodiálise, Yara Gabuardi.
Segundo a profissional, esse recurso auxilia diretamente no acompanhamento dos pacientes renais, que possuem dificuldade de eliminar líquidos e precisam de um controle rigoroso de peso. “O tratamento ajuda a ter uma estimativa real do peso corporal, fator essencial para ajustar o processo de hemodiálise e oferecer mais qualidade de vida”, destacou.
No trabalho diário, Yara conta com o apoio da enfermeira Ednéia Gava, que atua no acompanhamento do estado clínico dos pacientes e no controle de suas condições gerais.
Expansão do atendimento
Além da novidade, o Centro de Hemodiálise deve disponibilizar, em breve, mais vagas para pacientes. A previsão é que a capacidade de atendimento seja ampliada em até 50% no prazo de um ano, contados a partir de julho passado.