Hemodiálise da Santa Casa amplia capacidade e passa a atender até 120 pacientes
Foto: Ludmily Almeida/Divulgação/SCMI
Os pacientes renais da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba já contam, desde 6 de outubro, com a capacidade ampliada de atendimento do Centro de Hemodiálise “Tereza Baptistella Nardi”. A unidade passou por um importante reforço estrutural e agora dispõe de 29 máquinas no total — 24 no salão principal, 1 na sala de isolamento e 4 de redundância, usadas como equipamentos reserva em caso de manutenção ou falhas.
O investimento, totalmente realizado com recursos próprios do hospital, chegou a R$ 300 mil e também ampliou a oferta de tratamento à beira-leito, utilizado por pacientes internados na UTI que necessitam do procedimento.
Segundo a nefrologista Gloria Reis, responsável técnica pela hemodiálise, a ampliação abre uma nova etapa para o serviço. “Até então atendíamos em dois turnos de segunda a sábado. Com a nova capacidade instalada, passamos a ter um turno adicional às segundas, quartas e sextas-feiras, podendo atingir até 120 pacientes”, explica.
O provedor da Santa Casa, Emerson Netto, reforça que o atendimento contempla tanto pacientes do SUS quanto usuários de convênios. “Disponibilizamos o serviço aos usuários do SUS, por regulação do SIRESP — antigo CROSS — e também contamos com credenciamento junto aos principais planos e convênios, como Unimed Bandeirantes, Sulamérica Saúde, AMIL, Bradesco Saúde, Mediservice, Porto Seguro, Cabesp, HapVida e Saúde Vera Cruz”, comenta.
Uma década de funcionamento
Desde sua inauguração, em 2015, o Centro de Hemodiálise já realizou cerca de 110 mil sessões. Ao completar 10 anos de atividade, a unidade mantém como diferencial o exame de bioimpedância, disponibilizado exclusivamente aos pacientes renais que realizam tratamento na Santa Casa, contribuindo para uma avaliação mais precisa do estado clínico e da composição corporal.