Guarda Municipal realizará entrega inédita de barretas durante homenagens nesta sexta-feira (04/11)
Evento faz parte das comemorações pelo 55o. aniversário da GM de Itatiba

Foto: Divulgação PMI
A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, realiza nesta sexta-feira (04/11) solenidade em comemoração aos 55 anos da Guarda Municipal (GM), completados no último dia 31 de outubro. A cerimônia será às 19h no Teatro Ralino Zambotto.
Durante o evento, serão homenageados 37 GMs. Em uma ação inédita, a Prefeitura de Itatiba entregará barretas - nome dado às pequenas decorações, barras em formato retangular, usadas para representar a condecoração recebida.
Elas serão de Mérito da Guarda (destaque por ocorrências e bons serviços prestados); da Ação; da Vida - incluindo GM’s bombeiros e da Cidadania, aos GMs com 30 anos de serviço. Cada barreta tem sua respectiva marca, simbolizando a categoria a qual pertence.
Para o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, toda a valorização é bem vinda quando se fala das equipes municipais de segurança. "São profissionais que diariamente trabalham pela segurança de nossas famílias, de nossa população", diz.
O secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Luís Antonio Henrique Pereira, concorda e ressalta o ineditismo desta ação. “É uma inovação deste ano a entrega de diplomas e barretas, condecorações por méritos e serviços prestados, enaltecendo a Guarda Municipal, trazendo maior valorização ao servidor e servindo, inclusive, de exemplo aos seus pares, superiores e subordinados”, comentou. Os homenageados poderão, no dia a dia do trabalho, portar no fardamento a honraria recebida.
Retrospectiva
Criada em 31 de outubro de 1967, pelo prefeito Erasmo Chrsipim, a título experimental, a Guarda contava com 10 homens para colaborar com segurança pública, trânsito, proteção de bens e serviços. Extinta em 30 de outubro de 1968, o prefeito Roberto Arantes Lanhoso prorrogou o prazo de extinção para 7 de maio de 1969. Cinco anos depois, o prefeito Giácomo Rela instituiu a Guarda Municipal, com efetivo de 60 homens admitidos por prova, acrescentando vigilância noturna e diurna, policiamento urbano e rural, com orientação e controle da Delegacia de Polícia.
Com a Constituição Federal de 1988, a GM torna-se independente hierarquicamente das polícias Civil e Militar. Em 1995, o prefeito José Roberto Fumach criou a Superintendência Municipal de Segurança Pública, instituindo as classes de GMs. Em 1996, foi criado o Departamento da GM, incluindo guardas do sexo feminino, porém; a primeira turma com mulheres assumiu em 1998, com o prefeito Adilson Franco Penteado.
Hoje a GM de Itatiba tem divisões específicas e especializadas, caso da Romu - Rondas Ostensivas Municipais, do Gpom - Grupo de Patrulhamento Ostensivo com Motos, do Canil – que realiza operações com cães, da Ronda Escolar, do Patrulhamento Ambiental, do Patrulhamento Urbano, além das equipes de patrulhamento ostensivo de rotina e em pontos fixos, do Departamento de Inteligências Integradas e profissionais do setor de Administração.
Homenagens pelos 55 anos da GM
Receberão a medalha Mérito da Guarda - destaque por Ocorrências:
3ª Classe Joel de Souza Jorge
3ª Classe Gláucio Mendes de Carvalho
3ª Classe Fabrício Marcos F. de Almeida
3ª Classe Lucas Leite Correia
3ª Classe William Venâncio do Nascimento
3ª Classe Rilson Silva Santos
3ª Classe Cassiano Carneiro da Silva
Receberão a medalha Mérito da Guarda - destaque por Bons Serviços Prestados:
1ª Classe Jaqueline Alessandra Bortolozzo
1ª Classe José Carlos Ferreira Baessa
1ª Classe Marcel Reginato Teixeira
1ª Classe Silvana de Fátima Tosadori
3ª Classe Alex Gonçalves Banfi
3ª Classe Antônio Carlos de Souza
Receberão a medalha Mérito da Ação - destaque por Bons Serviços Prestados:
Subinspetor Sérgio Trevine
1ª Classe Adair Gouveia da Costa
1ª Classe Paulo Rogerio Garcia de Lima
1ª Classe Orlando Oliveira Filho
1ª Classe Marcio Carlos do Prado
3ª Classe Rodrigo Assis dos Santos
3ª Classe Joel Garcia da Costa
3ª Classe Cássio Roberto da Silva
3ª Classe Adilson Florentino Matias
3ª Classe Douglas Roberto Neves dos Santos
3ª Classe Luana Gracione Munhoz Rocha
3ª Classe Fábio Henrique de Lima
Receberão a medalha Mérito da Vida - destaque por Salvar Vidas:
Guardas Municipais
3ª Classe Douglas Roberto Neves dos Santos
3ª Classe Joel de Souza Jorge
3ª Classe Fabrício Marcos F. de Almeida