Fundo Social entrega 21 enxovais a gestantes pelo Projeto Meu Bebê
Foto: Divulgação / PMI
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Itatiba realizou, no último dia 25, mais uma entrega de enxovais do Projeto Meu Bebê, iniciativa que atende gestantes em acompanhamento do pré-natal na rede municipal de saúde. Nesta edição, foram entregues 21 kits — 12 masculinos e 9 femininos — que se somam às 232 entregas já feitas ao longo de 2025, ultrapassando a marca de 230 famílias beneficiadas neste ano.
A vice-presidente do Fundo Social, Rosa Paladino Delforno, acompanhada da coordenadora do projeto, Maria Inês Fattori, recepcionou as gestantes no auditório da Unidade Mercadão, sede do programa. Elas destacaram a importância dos parceiros que contribuem mensalmente para que o enxoval chegue às famílias em situação de maior vulnerabilidade.
Entre os presentes estiveram Maria Eugênia Silva, representando a Oficina de Santa Rita — responsável pela doação de enxovais confeccionados por voluntárias — e a psicóloga Raquel Neves, que convidou as gestantes a conhecerem o Programa Criança Feliz.
A programação também contou com uma palestra conduzida pela psicóloga perinatal Karin Hoffman Godoy, abordando saúde mental durante a gestação e o pós-parto. Em seguida, Mary Salles, da empresa Mustela Brasil, apresentou cuidados essenciais com a pele do recém-nascido e distribuiu kits especiais da marca às participantes.
As famílias receberam ainda orientações sobre direitos trabalhistas, benefícios sociais e inserção no mercado de trabalho após a gestação. As informações foram repassadas por Laura Estevo e Sofia Facina, alunas do curso de Administração da Universidade São Francisco (USF), dentro de um projeto acadêmico voltado ao apoio materno-infantil.
O Projeto Meu Bebê conta com diversos parceiros mensais, como a farmacêutica Anita Cerioni Mantovani, da Farmácia Raízes, que doa álcool 70%; e a fotógrafa Marcia Almeida, do estúdio Edson Foto, que presenteia as gestantes com mini ensaio fotográfico e uma foto 15x21. As Secretarias de Ação Social, Trabalho e Renda; Meio Ambiente; e Saúde também integram a iniciativa.
Gestantes atendidas pelo pré-natal na rede municipal podem ser convidadas a participar do programa. As equipes de enfermagem realizam o convite e, mediante assiduidade nas consultas, por volta da 25ª semana de gestação, as mulheres são encaminhadas para avaliação socioeconômica no Cras de referência, passo necessário para o recebimento do kit.
Mais informações sobre o Projeto Meu Bebê podem ser obtidas na Unidade Mercadão do Fundo Social ou pelo telefone/WhatsApp (11) 4487-2646.