Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Notícias
Por Thatylla

Força-Tarefa fiscaliza 25 estabelecimentos em shoppings de Campinas

O momento exige cuidados e responsabilidade também por parte da população, que deve sair de casa somente em casos de extrema necessidade

Por Thatylla

Mais uma ação integrada de fiscalização Força-Tarefa Covid-19, coordenada pela Vigilância Sanitária, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), com participação do Procon (Departamento de Proteção ao Consumidor) e Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), foi realizada na noite de ontem, quinta-feira, dia 30 e julho, em dois shoppings de Campinas.

A ação contou com três equipes, que foram verificar se os centros de compras e os estabelecimentos estão cumprindo com as medidas de controle e prevenção para a contenção da Covid-19.

Os itens checados pela fiscalização foram o uso de máscaras de proteção por clientes e funcionários, controle de fluxo de pessoas nas lojas, aglomeração, demarcação no piso para garantir o distanciamento entre os clientes, disponibilização de álcool gel e fornecimento de máscaras em número suficiente para os funcionários e, ainda, ter a Declaração de Estabelecimento Responsável em local visível. 

A fiscalização inspecionou 25 estabelecimentos e um hipermercado, que foi autuado por não realizar o controle de fluxo de pessoas, por permitir a entrada de cliente sem máscara, por não ter demarcação de distanciamento nas filas de espera e não ter a Declaração de Estabelecimento Responsável.

As autuações preveem a cobrança de multa de 400 UFIC´s (Unidades Fiscais de Campinas), o que equivale a R$ 1.446,44. Em caso de reincidência, a multa dobra.

Vale ressaltar sobre a importância da conscientização e corresponsabilização dos estabelecimentos e munícipes no cumprimento das determinações de enfrentamento da Covid-19.

O momento exige cuidados e responsabilidade também por parte da população, que deve sair de casa somente em casos de extrema necessidade, além de fazer uso adequado de máscaras de proteção, higienizar as mãos frequentemente e respeitar ao distanciamento social a fim de evitar aglomerações.

A Prefeitura Municipal de Campinas possui um canal de comunicação para denúncias, Sistema 156, caso sejam observadas situações contrárias às disposições estabelecidas em relação à contenção da Covid-19.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi