Farmina Pet Foods inaugura unidade em Bragança Paulista
O terreno foi doado pela Prefeitura por meio da Lei do Programa Pró-Indústria e Pró-Emprego

Foto: Pref. Bragança
Com investimento de cerca de R$ 45 milhões, a multinacional italiana Farmina Pet Foods inaugurou nesta terça-feira (16/09) sua nova unidade em Bragança Paulista. O espaço de 10,5 mil m², construído em terreno doado pela Administração Municipal por meio do Programa Pró-Indústria e Pró-Emprego, vai gerar mais de 150 empregos diretos. A cerimônia contou com a presença de representantes da Administração Municipal e do Legislativo.
O novo CD ocupa 10,5 mil m² e foi construído em terreno doado pela Prefeitura por meio do Programa Pró-Indústria e Pró-Emprego, criado pela Lei Complementar nº 887/2019, de iniciativa do então Prefeito Jesus Chedid. O programa estimula o crescimento econômico de Bragança Paulista, a geração de empregos e a atração de novos investimentos, por meio da concessão de incentivos e benefícios para empresas se instalarem ou ampliarem suas atividades no município.
Com a implantação do novo empreendimento, mais de 150 empregos diretos serão gerados, dos quais 80 já foram criados. Desde o início das obras, o quadro de colaboradores da Farmina em Bragança Paulista saltou de 320 para 400 trabalhadores, fortalecendo a economia local e ampliando oportunidades para os bragantinos.
Durante a inauguração, estiveram presentes o Prefeito Edmir Chedid, a Vice-Prefeita Gislene Bueno, Angelo Russo (CEO Global), Francesco Russo (CIO Global e Chefe de Inovação), Marcelo Hara (Diretor Geral LATAM) e Vilmar Alberti (Gerente Industrial da Farmina no Brasil), além de secretários municipais, vereadores, imprensa e funcionários da empresa Farmina.
O Prefeito Edmir Chedid destacou que o empreendimento é a prova do sucesso do programa, que nasceu de critérios técnicos e sólidos para garantir desenvolvimento e geração de empregos: “Este terreno foi doado pela Prefeitura à Farmina dentro do Pró-Indústria e Pró-Emprego, criado pelo meu pai, o saudoso Prefeito Jesus Chedid. A empresa confiou em nossa cidade e ergueu, em pouco mais de dois anos, uma estrutura de mais de 10 mil metros quadrados. Isso significa mais empregos, mais renda e mais oportunidades para os bragantinos. Tenho certeza de que esta inauguração é apenas o começo de uma fase ainda mais próspera para a Farmina em Bragança Paulista”, afirmou.
Na ocasião, o CEO Global, Angelo Russo, reforçou a relevância da nova estrutura. “Esse investimento possibilitará maior agilidade logística e capacidade de carregamento, mais espaço para armazenamento de produtos fabricados no Brasil. Com a nova estrutura, os alimentos produzidos em Bragança Paulista serão embalados de acordo com o lote de cada pedido e, posteriormente, seguirão pelo túnel subterrâneo até o armazém de onde serão realizados os carregamentos dos caminhões”, declarou.
Angelo Russo comentou sobre a intenção de implantação de uma fábrica de ração úmida, atualmente produzida apenas na Sérvia, mas que a empresa tem interesse em trazer para Bragança Paulista.
Após a cerimônia de inauguração, os representantes do Executivo e do Legislativo realizaram uma visita ao novo Centro de Distribuição, conhecendo de perto as instalações e a tecnologia empregada no empreendimento.
Com a nova estrutura, a Farmina amplia sua capacidade logística e de armazenamento, além de fortalecer Bragança Paulista como polo estratégico para exportações. Atualmente, o Brasil já é base de exportação para 14 países da América Central e do Sul, representando 30% do volume de vendas da companhia.
Sobre o Programa Pró-Indústria e Pró-Emprego
Desde sua criação, o programa já contemplou diversas empresas, com a doação de áreas e incentivos fiscais. As regras exigem, entre outros pontos, geração mínima de empregos, priorização de trabalhadores residentes em Bragança Paulista, destinação de vagas para o primeiro emprego e para profissionais com mais de 40 anos, além do compromisso de recolher tributos no município.
Somente nas duas primeiras fases do programa, as empresas já geraram mais de 900 empregos diretos e centenas de indiretos.
Sobre a Farmina
Fundada na Itália em 1965, a Farmina Pet Foods está presente em mais de 70 países e mantém fábricas na Itália, Sérvia, Estados Unidos e Brasil. Em Bragança Paulista, a empresa já possuía unidade fabril e agora amplia sua atuação com a instalação do Centro de Distribuição, que será responsável pelo abastecimento nacional e internacional.