Expoaves 2025 marca o retorno do Campeonato Brasileiro de Ornitologia a Itatiba

Foto: Divulgação
Após dois anos de interdição devido ao combate à influenza aviária, o Campeonato Brasileiro de Ornitologia – Expoaves está de volta à cidade de Itatiba (SP), considerada a Capital Nacional da Ornitologia. O maior evento ornitológico da América Latina será realizado entre os dias 9 e 20 de julho de 2025, no Centro de Eventos Luiz Fernando Fachini Beraldi, localizado na Rodovia do Contorno.
Em sua 72ª edição, a Expoaves simboliza o retorno pleno das atividades ornitológicas no Brasil, após um período de interdições e retomada gradual orientada pelo Ministério da Agricultura e órgãos estaduais e municipais. Tradicionalmente sediado em Itatiba, o evento é um marco para o setor, reunindo criadores, representantes de classe, autoridades e apaixonados por aves de todo o país.
Para Mário Henrique Simões, presidente da Federação Ornitológica do Brasil (FOB) — entidade responsável pela organização da Expoaves —, o reencontro da comunidade ornitológica representa mais que uma retomada: "É uma imensa alegria poder retornar de forma plena às atividades ornitológicas em todo o país. Este Brasileiro servirá para demonstrar o quanto a nossa classe de criadores de aves em ambiente doméstico esteve unida em torno de um só objetivo. Creio que este é também um marco definitivo para o crescimento da ornitologia nos próximos anos", afirma.
Evento de proporções grandiosas
A expectativa da organização é receber mais de 20 mil pessoas ao longo dos 12 dias de evento, além de aproximadamente 70 mil aves, entre competidoras e expostas no estande comercial. Os julgamentos, realizados em áreas restritas, abrangerão diversas categorias como canários de cor, porte e canto, aves exóticas, agapornis, calopsitas, psitacídeos e periquitos australianos e de cor.
Apesar de o campeonato ser exclusivo para associados da FOB, a exposição das aves premiadas será aberta ao público nos dias 19 e 20 de julho. Já a área comercial, com estandes de clubes e expositores, poderá ser visitada por todos durante todo o período do evento.
Segurança sanitária reforçada
A retomada da Expoaves só foi possível graças à estabilização do cenário sanitário nacional. Para garantir a biossegurança do ambiente e evitar riscos sanitários, a organização segue rigorosamente as normas da Portaria MAPA nº 642, de 21 de dezembro de 2023, e demais legislações estaduais e municipais.
Desde 2024, a FOB exige a apresentação do Selo Verde — Certificação de Boas Práticas Sanitárias — como condição para participação. A certificação é emitida por médicos veterinários, que avaliam os criadouros conforme as diretrizes do Ministério da Agricultura. Em caso de aprovação, o criador é habilitado no sistema FOB.net para inscrição em eventos.