Equipes municipais trabalham para limpar cidade após tempestade
Foto: Divulgação / PMI
As intensas tempestades que atingiram o Estado de São Paulo nesta segunda-feira (22) causaram estragos também em Itatiba, apontada pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) como uma das cidades que mais registraram chuva em 24 horas: foram 73,6 mm acumulados entre 7h de segunda e 7h desta terça-feira (23).
“Além de ontem (segunda) à tarde e à noite, também hoje (terça) estamos desde as primeiras horas com os trabalhos da Defesa Civil por conta dos estragos causados pela chuva. Itatiba foi uma das cidades onde mais choveu em todo interior de São Paulo e, felizmente, mesmo com todo esse cenário, não houve nenhuma pessoa desabrigada ou vítima de chuvas em nossa cidade”, destacou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Quedas de árvores
O principal transtorno ocorreu devido à queda de árvores, provocada pelos ventos que chegaram a quase 80 km/h entre 14h e 15h da segunda. De acordo com levantamento da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, foram mais de 40 quedas registradas em diferentes pontos da cidade.
A Defesa Civil, ligada à Secretaria de Governo, atua desde o fim da tempestade em conjunto com equipes do Meio Ambiente, dos Bombeiros e da CPFL, cortando e retirando galhos e troncos, além de liberar ruas bloqueadas. Até a manhã desta terça, parte dos trabalhos de limpeza e desobstrução ainda estava em andamento.
Falta de energia
A tempestade também causou grandes interrupções no fornecimento de energia elétrica. O problema afetou inclusive prédios públicos, como a sede da Prefeitura, o Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, e as Secretarias de Saúde (ACE/SUS) e de Ação Social, Trabalho e Renda, que encerraram suas atividades mais cedo, às 15h de segunda. O atendimento foi retomado normalmente nesta terça.
Na manhã desta terça-feira, ao menos nove bairros ainda apresentavam pontos sem energia, entre eles Summertime, Pinheirinho, Jardim México, Jardim Mateus, Jardim Esplanada, Novo Horizonte, Núcleo Residencial Erasmo Chrispim, Vila Real e Jardim Tereza. A Prefeitura acompanha a atuação da CPFL para que o restabelecimento seja concluído o quanto antes.