Deputados da região de Campinas votam a favor da PEC da Blindagem; apenas 1 foi contra

Foto: Lula Marques
A maioria dos deputados federais eleitos por cidades da região de Campinas votou a favor da aprovação da chamada PEC da Blindagem, proposta que aumenta a proteção judicial para parlamentares.
Jonas Donizette (PSB), Paulo Freire Costa (PL), ambos de Campinas; Bruno Ganem (Podemos), de Indaiatuba, e Miguel Lombardi (PL), de Limeira, votaram a favor. Já Carlos Sampaio (PSD), também de Campinas, foi contra.
A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira (16), em dois turnos. No primeiro, foram 353 votos favoráveis e 134 contrários. No segundo, 344 a 133. A medida ainda precisa passar pela análise de destaques — sugestões de mudança no texto — antes de seguir para o Senado.
A PEC foi articulada pelo ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) como parte de um acordo para encerrar protestos de deputados da oposição, que bloquearam a Mesa Diretora em reação à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A proposta altera regras sobre como deputados e senadores podem ser investigados e punidos, dificultando ações judiciais durante o mandato. Críticos afirmam que a medida pode favorecer a impunidade, enquanto defensores dizem que ela protege o exercício parlamentar contra abusos.
* com informações da Rádio CBN Campinas