Defesa Civil volta a Itatiba após trabalhos em São Sebastião
Agentes da DC municipal integraram força-tarefa no auxílio após catástrofe no litoral paulista

Foto: Defesa Civil/Divulgação
Três profissionais da Defesa Civil de Itatiba retornaram no domingo (26/02) de São Sebastião, onde atendiam ao chamado do Governo do Estado de São Paulo. Eles estavam lá desde quinta-feira (23/02) integrando a força-tarefa composta pelas Defesas Civis da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para apoio aos trabalhos de busca após a catástrofe no Litoral Norte paulista provocada pelas chuvas que resultou na morte de 65 pessoas até o momento.
Ao todo, esta missão foi composta por seis municípios - totalizando 16 profissionais. “Trabalhamos muito na ajuda humanitária, levando assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, medicamentos, ração para cães e medicamentos para eles nas áreas mais afetadas. Trabalhamos no abrigo também, ajudando na coordenação, no recebimento das pessoas e triagem”, informou a coordenadora de Defesa Civil, Leila Recaman Cavalaro.
“Parabéns aos nossos guerreiros que lá ajudaram nas buscas. Vocês enchem nossa cidade de orgulho", declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Apoio
O ponto de apoio dos profissionais de Itatiba e demais municípios nesta missão foi uma escola em Boiçucanga, praia e bairro de São Sebastião. Segundo a última atualização do governo estadual, foram achados todos os corpos na Barra do Sahy e ainda seguem as buscas por um corpo na Praia da Baleia. “Foi uma missão onde vimos muita tristeza, mas também voltamos com bastante aprendizado. Se necessário for e tivermos a liberação, voltaremos”, disse Leila.
Vistorias
Cada município da missão compareceu com uma caminhonete 4x4, para ajudar a chegar em áreas de difícil acesso, além de uma viatura de coordenação de Campinas. Segundo a coordenadora, as caminhonetes ajudaram muito nas vistorias geológicas realizadas pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) do Estado.
“A gente se dividia em equipes, sempre acompanhados pelos técnicos do IPA e pela Defesa Civil de São Sebastião, e subia até os locais para as vistorias, para colocar lona onde era necessário e dar orientações aos moradores, para saírem das residências e procurarem o abrigo”, contou Leila. Agora, o Estado continua o trabalho de vistorias técnicas; da região, estão por lá agentes de Atibaia e Campinas neste apoio.