Defesa Civil e GM Ambiental encontram idoso perdido em mata de Itatiba
Cães da Defesa Civil foram fundamentais na busca por homem de 73 anos que passou uma noite na mata do Terras de São Sebastião

Equipes da Prefeitura de Itatiba foram acionadas para busca e tiveram sucesso ao encontrar um idoso de 73 anos que estava perdido em área de mata no bairro rural Terras de São Sebastião. Morador da região, ele saiu na manhã da última terça (19/09) para buscar gravetos, mas acabou se embrenhando mata adentro e se perdendo.
O senhor estava acompanhado de seus dois cachorros, Jovelina e Flocos, que permaneceram ao seu lado até ser encontrado no fim da tarde de ontem (20) pela Defesa Civil de Itatiba com apoio da Guarda Municipal (GM) Ambiental, da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, em trabalho conjunto.
O chamado inicial foi via GM, por um parente dele, que foi até a base pedir ajuda, após vizinhos e familiares terem procurado por conta própria e sem sucesso.
No início da tarde, a Defesa Civil iniciou o apoio à missão com os agentes Jeferson Montico, Edson Batista, Paulo Almeida e Natanael Severino da Silva Filho, acompanhados dos cães Kimba, Thor e Gaia, além dos GMs Lopes e Santos, da Guarda Ambiental de Itatiba.
A ocorrência
A Defesa Civil esteve na casa da vítima para coletar uma roupa que ele tinha usado e ninguém mais tivesse tocado. O item, coletado de forma adequada, com luvas, foi utilizado como material de odor para os cães de busca. É através deste cheiro que eles farejam e indicam como achar a pessoa.
Como se tratava de uma área com declives acentuados, os três cães da DC revezaram a busca e indicaram um caminho por onde a família ainda não tinha procurado. Ali, a equipe chegou a escutar um som distante, de latido e de uma madeira sendo batida - era a forma do senhor pedir socorro.
Foi feita uma varredura na extensa mata. Por perto, havia um rapaz fazendo corte de eucalipto, conhecedor da área, que contribuiu com a equipe para chegar mais rapidamente ao local de difícil acesso onde estava o senhor. Em seguida, a equipe de busca partiu por um caminho mais acessível e chegou ao local do resgate após 5h de trabalho, por volta das 18h de ontem.
Ao ser encontrada, a vítima relatou que se abrigou na noite anterior perto de um brejo e que com aquela água se manteve hidratado. O sucesso na ocorrência foi uma satisfação para a família e todos os profissionais envolvidos na busca.
Crédito: Divulgação/PMI