Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Notícias
Por Gustavo

Covid-19: Itatiba tem mais quatro casos positivos

Dos quatro novos positivos, dois são pessoas que passaram pelas Barreiras Sanitárias com temperatura acima de 37,8ºC e dois são profissionais da Secretaria de Saúde

Por Gustavo

A VISA – Vigilância Sanitária informou que aplicou oito testes rápidos, inclusive usando o "Teste Móvel". Destes oito, seis apresentaram resultado positivo. Porém, dois positivos são funcionários da Secretaria Municipal de Saúde que residem em outro município, não sendo adicionados ao nosso quadro. Outro positivo já constava no quadro como suspeito. Ontem, portanto, somam-se quatro casos POSITIVOS à tabela.

PERFIL DOS POSITIVOS

Dos quatro novos positivos, dois são pessoas que passaram pelas Barreiras Sanitárias com temperatura acima de 37,8ºC e dois são profissionais da Secretaria de Saúde (um deles já figurava como suspeito). Os novos positivos moram na Vila Brasileira, Jd. Galetto, Jd. Mexico e Terra Nova. Trata-se de dois homens e duas mulheres, com idades de 91, 37, 34 e 24 anos, todos em casa.

IMPORTÂNCIA DAS BARREIRAS

A Prefeitura começou a aplicar o teste rápido em pessoas que passaram nas Barreiras Sanitárias apresentando temperatura acima do normal. Notem que entre terça e quarta, já foram encontrados 04 positivos dentre estes. Mesmo com sintomas leves e praticamente invisíveis, essas pessoas podem transmitir o vírus para aqueles que podem desenvolver a doença de forma grave - daí a importância de localizá-los, testá-los e isolá-los.

NOVAS COLETAS

Além disso, foram realizadas mais sete coletas para o Instituto Adolfo Lutz. São 4 mulheres e 3 homens, com idades de 02, 51, 39, 29, 33, 56 e 30 anos. A criança de 02 anos, especificamente, está internada, mas estável. Duas pessoas estão na UTI da Santa Casa, duas estão na enfermaria e outras duas em casa. Reitere-se que todos são casos SUSPEITOS, cujos testes rápidos somente poderão ser executados quando estiverem fora do período chamado de "janela imunológica".

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Errata: Na terça (12), a Secretaria de Saúde contabilizou equivocadamente 15 novos casos positivos, devido ao recebimento de 10 casos positivos da rede privada, ocorrendo, no entanto, que um dos 10 pacientes já figurava como positivo junto à Vigilância Sanitária. O número correto de positivos deveria ser, portanto, 89 (e não 90 como foi divulgado no boletim de terça-feira). A Vigilância Sanitária pede desculpas pelo equívoco.

No boletim de terça (12) a Prefeitura não havia informado o bairro de três casos positivos. Na revisão de ontem, verificou-se que um dos casos já havia sido informado no quadro, restando informar apenas dois bairros: Vila Real e Santo Antônio. Pelo menos uma vez por semana, a Prefeitura pretende informar o Mapa Epidemiológico da cidade, com tabela contendo bairro, n° de casos e estado de saúde do paciente.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que ontem não teve resultados do Instituto Adolfo Lutz, nem recebeu resultados da rede privada.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi