Como otimizar seus estudos para concurso

Foto: Divulgação
Você tem que trabalhar em um momento, cuidar de sua vida pessoal em outro e ainda encontrar tempo para aprender. Entretanto, com as estratégias certas, você pode usar o tempo como um aliado em seus estudos. Escolher o procedimento de memorização mais conveniente e concentrar-se apenas no essencial são algumas das resoluções de como otimizar estudo para concurso.
Deseja saber mais? Acompanhe este artigo e aprenda maneiras de melhorar a qualidade de seus estudos em pouco tempo. Confira.
Organize o ambiente de estudo
Para que sua rotina se torne confortável, você precisa de organização. Começando por onde você estuda. Procure encontrar uma boa mesa de estudo conveniente que tenha espaço para todos os materiais que você precisa para seus estudos. Deixar este lugar organizado também otimizará seu dia-a-dia e lhe dará uma sensação de maior motivação.
O espaço deve facilitar o manuseio destes materiais e, ao mesmo tempo, permitir que tudo seja minimamente organizado, para que, uma vez que você vá usar algo, como um livro, não tenha que perder tempo procurando por ele. Votar no espaço é o primeiro passo. Deve ser limpo, ventilado, organizado e confortável, e não ser um espaço onde as pessoas circulem ou onde haja muitas distrações.
Outros objetos que não fazem parte de seus estudos, tais como telefones celulares, precisam ficar longe deste espaço. Eles têm o potencial de perturbar a organização e até mesmo de se distrair do aprendizado. E a distração é o principal oponente da concentração.
Crie um cronograma de estudos
Começar com tópicos específicos de conhecimento é a melhor maneira de planejar seus estudos, porque comumente, são os itens sobre esses tópicos que valem mais os pontos de vista porque não são conhecidos por todos, tais como conhecimentos gerais, assuntos atuais e assim por diante. Qualquer análise, seja ela qual for, requer uma estratégia bastante descritiva, propositada e com prazos limitados para ser verdadeiramente eficaz e benéfica.
Um bom conselho é alternar entre os sujeitos humanos e os precisos, pois o cérebro tende a absorver melhor a informação desta forma. Entretanto, lembre-se de que o horário deve ser respeitado, ou seja, você não deve exceder seus parâmetros físicos e mentais. O mais importante é dividir o conteúdo a ser aprendido e dar-lhe a devida atenção.
Comece pelas matérias mais simples
Muitos candidatos acabam se deixando levar pelos benefícios do conteúdo para os exames competitivos.
Os tópicos geralmente compreendem questões que são importantes para nossa vida diária ou trabalho, o que faz com que vários candidatos se aprofundem bastante nos tópicos abordados e acabem perdendo o foco da oposição.
Você precisa estar ciente de que as análises precisam de um conteúdo específico. Geralmente, as perguntas são objetivas e limitadas ao que é sugerido no anúncio. Portanto, você não deve seguir informações adicionais que fazem pouco ou nada para ajudá-lo a resolver o teste.
Faça pausas: respeite seu descanso
Um ritmo benéfico ideal é aquele em que você aproveita cada momento que tem, certo? Não surpreendentemente, ansiedade, nervosismo e até mesmo preguiça são certos sentimentos que têm o potencial de consumir nosso desempenho ao longo de nossos estudos.
Por essa razão, faça pausas entre um assunto e outro e acabe com sua rotina de aprendizagem, uma vez que você planeja sua rotina de aprendizagem. Acredite em mim: este tempo livre será uma ótima ferramenta para otimizar sua análise. Para se afastar dela, procure a igualdade emocional. Descansar uma média de 8 horas por dia, por exemplo, é uma maneira de regular seu humor e fixar melhor o conteúdo que você está estudando.
Faça simulados e atividades
Se você estudar para exames competitivos, você sabe que examinar os testes da mesma junta é uma forma de antecipar como as questões serão abordadas no teste. Outra maneira inteligente de aprender é procurar por testes anteriores feitos pela banca examinadora que organiza o teste que você quer fazer, para que você saiba que tipo de teste eles fazem e você esteja melhor preparado.
Entretanto, estender o cenário, fazer simulações e ocupações torna seu cérebro ainda melhor "treinado" para aprender de uma maneira mais otimizada. Tudo isso é viável se você conseguir acomodar sua agenda e produzir bons hábitos. Também é essencial lembrar que a qualidade é muito melhor do que a porção.
Produza material de revisão
Em meio às técnicas aqui delineadas, pode ser que nem todas as técnicas sejam eficazes para todos, ou seja, você pode estar mais familiarizado com uma do que com outra. Em outras palavras, é perfeitamente normal e você deve optar pela técnica com a qual você tem mais afinidade.
Resumos
Esta é a primeira técnica de revisão que memorizamos na escola. Baseia-se na transcrição de parte do que estudamos em um caderno ou folhas de papel em branco.
A iniciativa é filtrar as partes mais relevantes, sem deixar de fora os detalhes que fazem sentido.
Perguntas e testes prévios
Outra técnica de revisão que é ótima para aqueles que estudam para exames competitivos é a de perguntas e respostas. Entretanto, uma palavra de cautela é essencial aqui: não se trata apenas de resolver questões.
Mapa mental
O mapeamento da mente é uma técnica de revisão que utiliza imagens e síntese de conteúdo em um só lugar. O dinamismo ajuda nosso cérebro a subtrair informações e retê-las em nossa memória.
Tenha foco e determinação
Não importa o que você está aprendendo. Se você tiver pouco tempo, otimizar seus estudos será uma necessidade. Todas as dicas que lhe foram dadas aqui só valerão a pena se você realmente tiver um enorme autocontrole e concentração!
Esteja constantemente consciente do que o motiva, evite distrações e não pense que é impossível aprender e ter outra atividade ao mesmo tempo.
Conclusão
Estas foram várias maneiras de otimizar a era da análise para as competições. Portanto, estude seus resumos, faça o máximo de perguntas e exercícios que puder, para que você esteja o mais preparado possível para seu exame. Essas etapas aumentam exponencialmente suas chances de passar no exame.
Você gostou deste post e tem alguma pergunta? Deixe isso nos comentários.