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Por Redação

Como oferecer uma experiência de compra online personalizada e eficiente

Experiência personalizada exige planejamento, investimento em tecnologia e atenção constante às mudanças no comportamento do consumidor

Por Redação

Foto: iStock/ Frazao Studio Latino

Houve um tempo na internet em que colocar um site no ar, com uma vitrine virtual, já era o suficiente para atrair clientes. No entanto, no mundo contemporâneo, sobretudo com o aumento da concorrência no comércio eletrônico, o cenário é outro. Atualmente, o consumidor tanto espera quanto deseja que a sua jornada de compra ocorra da melhor forma possível. Isso significa fluidez, sites intuitivos e, acima de tudo, personalização.

Uma experiência de compra online personalizada implica em uma jornada de compra com base nos dados do cliente, preferência e comportamento. Inclui, portanto, recomendações de produtos, ofertas segmentadas e comunicação diferenciada – movimento que torna a navegação mais relevante, eficiente e alinhada ao consumidor, conforme o seu perfil.

Mas como criar uma experiência de compra online que seja realmente personalizada? O primeiro passo pode ser a coleta e análise de dados. Por exemplo, informações relevantes, como histórico de compras, tempo de navegação, preferências por determinados produtos, localização e até mesmo dados demográficos da região, são elementares para traçar com maior precisão os perfis de consumo.

As informações permitem aplicar técnicas de segmentação responsáveis por direcionar campanhas, promoções e até mesmo recomendações específicas para cada grupo de usuários. Um atributo do tempo atual são as ferramentas de inteligência artificial (IA) e machine learning.

Elas permitem uma série de facilitações, como automação de sugestões de produtos, com base em comportamentos anteriores do usuário ou em padrões semelhantes de consumo. As recomendações contribuem para aumentar o tempo de permanência no marketplace e, por consequência, as chances de realmente converter uma venda.

Por conseguinte, outro ponto importante encontra-se na personalização do conteúdo apresentado. É preciso compreender que uma compra personalizada ocorre desde a exibição de banners até a organização da vitrine de produtos. Tudo isso pode e deve ser ajustado conforme o perfil do cliente.

Geralmente, quando o consumidor pensa que a loja entende suas preferências, a tendência é sentir-se mais valorizado – processo que fortalece o vínculo com a marca. Os chatbots também são uma excelente opção para tornar a comunicação mais eficiente e personalizada.

Contudo, é fundamental perceber que a personalização não se limita somente à fase de descoberta e navegação. Na realidade, o momento de finalização da compra também exige atenção. Por isso, o checkout transparente é uma solução eficiente para proporcionar uma experiência de compra fluida e sem interrupções.

Muitos consumidores costumam desistir das compras no momento do checkout, especialmente quando são direcionados a outras páginas para efetuar o pagamento. Permitir que as transações sejam realizadas no próprio site da marca aumenta a confiança na compra e diminui as chances de abandono do carrinho.

Além disso, outro benefício deste tipo de checkout é a integração dos dados do usuário previamente cadastrados – processo que facilita o preenchimento automático de informações, acelerando, portanto, a compra.

No fim, criar uma experiência de compra online personalizada é muito mais do que uma tendência do tempo que vivemos hoje. Trata-se de uma necessidade cada vez mais estratégica para as empresas que buscam se destacar em um mercado que vem tornando-se cada vez mais competitivo em suas distintas escalas.

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