Comércio de Itatiba projeta crescimento de 15% nas vendas para o Dia dos Namorados

Foto: Divulgação
O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, deve aquecer significativamente o comércio de Itatiba neste ano. A projeção da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) é de um crescimento de cerca de 15% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo Robson Ugliani, diretor de SCPC da Aicita, o otimismo se baseia em dados divulgados pelo SPC Brasil, que apontam que 98 milhões de brasileiros pretendem presentear na data. Embora tradicionalmente associada a namorados, a data vem ganhando cada vez mais o envolvimento de casais e cônjuges de longa data, o que amplia o perfil de consumo.
“A maioria dos consumidores que pretende presentear não são apenas namorados, mas casais já estabelecidos, o que mostra uma valorização crescente das relações duradouras e do carinho entre as pessoas”, afirma Ugliani.
Além dos presentes tradicionais, como perfumaria, cosméticos, calçados e confecções, os consumidores também estão investindo em experiências, como jantares românticos, passeios e tratamentos de beleza. A tendência, segundo Ugliani, é a busca por presentes que tenham significado e transmitam atenção e afeto.
Outro destaque é o hábito de comprar mais de um item para agradar a pessoa amada. “É comum vermos consumidores combinando produtos e experiências. Por exemplo, comprar uma roupa e um calçado, ou um perfume com flores ou chocolates. Muitos também optam por um jantar especial e um presente simbólico”, comenta.
A expectativa é que o ticket médio dos presentes gire em torno de R$ 300, impulsionando o movimento nas lojas locais.
Com o comércio preparado e os consumidores motivados, a Aicita vê o Dia dos Namorados como uma excelente oportunidade para fortalecer o setor varejista da cidade. “Há um clima de entusiasmo entre os lojistas, e tudo indica que teremos resultados muito positivos neste ano”, conclui.