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Comércio da RMC deve faturar R$ 1,3 bilhão na Black Friday 2025

Por Redação

Foto: Paulo Pinto / Ag. Brasil

O comércio da Região Metropolitana de Campinas (RMC) deve registrar um faturamento de R$ 1,3 bilhão durante a Black Friday 2025, segundo estimativa divulgada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic). O valor representa um aumento de 8,33% em relação ao resultado de 2024, que foi de R$ 1,2 bilhão. A data também deve impulsionar a geração de 403 vagas temporárias de emprego, 6,1% a mais que as 380 oportunidades do ano passado.

De acordo com o levantamento, Campinas responderá por R$ 674,9 milhões, o equivalente a 51,92% do total movimentado na RMC. Os outros 19 municípios da região devem somar R$ 625,1 milhões. O tíquete médio de compra também deve aumentar: passará de R$ 464,80 em 2024 para R$ 495,70 em 2025, alta de 6,64%.

O economista da Acic, Mário Eduardo Campos, destaca que a data “vem se consolidando como uma das mais importantes para o varejo regional, e a cada ano ganha mais força junto ao consumidor”.

A Black Friday foi introduzida no Brasil em 2010, com cerca de 50 lojas participantes. Desde então, tornou-se um dos períodos mais aguardados pelo comércio, ocorrendo sempre na quarta sexta-feira de novembro — neste ano, dia 28.

Inspirada nas promoções do pós-Ação de Graças dos Estados Unidos, a data tem origem em meados dos anos 1950, quando policiais da Filadélfia usaram o termo Black Friday para se referir ao caos no trânsito causado pela movimentação intensa de pessoas nas ruas após o feriado.

Setores mais procurados

A Acic aponta que os segmentos mais demandados devem ser os de smartphones, vestuário e acessórios, perfumes e cosméticos, eletrônicos, eletrodomésticos, turismo, decoração e supermercado.

Para o comércio, a Black Friday marca o início da temporada de vendas natalinas — considerada a principal do setor. Embora originalmente ocorresse em um único dia, a tendência é de expansão do período promocional. Muitos lojistas já adotam estratégias como o Black November (mês inteiro de descontos), Black Week (semana da Black Friday) e Cyber Monday (segunda-feira seguinte, voltada a eletrônicos e tecnologia).

A Acic reforça a importância da pesquisa de preços e recomenda atenção aos descontos muito elevados, que podem ser enganosos. Irregularidades devem ser comunicadas ao Procon ou ao portal www.consumidor.gov.br.  (com informações do Jornal Correio Popular)

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