Comandante da PM anuncia implantação do projeto “Vizinhança Solidária” em Morungaba

Foto: Divulgação / PMM
O auditório da Câmara Municipal de Morungaba recebeu, na noite de terça-feira (7/10), mais uma reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), que contou com a presença de autoridades municipais, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e lideranças comunitárias. O encontro reforçou a importância da integração entre poder público e população nas ações de prevenção e segurança.
Participaram o presidente da Câmara, vereador Ramon Moraes, os vereadores Antônio Salvador Marques e Ana Faccioni, além do Assessor de Gabinete para Assuntos de Segurança Pública da Prefeitura, 2º Tenente PM da Reserva Márcio Alexandre Bartelt. Também compuseram a mesa o presidente do Conseg, Fernando Bartelt Rodrigues, o vice-presidente João Antônio Frare, o 1º secretário Everton Leardini Bazeto, o 2º secretário Adão Roberto dos Santos e o diretor social de Assuntos Comunitários Cleber Antônio da Silva. Os membros natos foram representados pelo Capitão PM Renan Silva de Matteo, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Itatiba, e pelo escrivão de Polícia Civil Rodrigo de Abreu Pestana, representando o delegado titular de Morungaba, Dr. Roberto Souza Camargo Junior.
Também estiveram presentes representantes dos bairros dos Silvas e Parque das Estâncias, Cláudio Gil e Antônio Bufaliani, respectivamente, fortalecendo o diálogo comunitário.
Durante a reunião, o Capitão Renan de Matteo destacou a relevância do Conseg na efetivação do projeto Vizinhança Solidária, que será implantado inicialmente no Jardim do Parque. Ele ressaltou que o registro de ocorrências policiais é essencial para aprimorar o policiamento preventivo e as investigações. Matteo também anunciou que Morungaba já firmou convênio com o Governo do Estado para a adesão ao Projeto Muralha Paulista, iniciativa que integra sistemas de monitoramento urbano em tempo real, com apoio do prefeito municipal.
A reunião ainda contou com a participação dos Cabos PM Ambiental Marcomini e Rodrigo, que apresentaram um guia prático de prevenção a incêndios e reforçaram a importância da conscientização ambiental, além de esclarecer dúvidas sobre a atuação contra caçadores de animais silvestres.
Encerrando o encontro, os membros do Conseg reforçaram que a colaboração da comunidade é fundamental para a eficácia das ações de segurança pública. A reunião reafirmou o compromisso de Morungaba com a integração entre autoridades e cidadãos na construção de uma cidade mais segura, participativa e solidária.