Com oficina sobre comportamento empreendedor, Sebrae inspira mulheres em Itatiba

Foto: Divulgação
Na última quinta-feira (25), o Sebrae realizou a oficina “Seja – Habilidades Essenciais para Empreender” na Carreta do Empreendedorismo para mulheres em Itatiba. A carreta é uma iniciativa do movimento SP Por Todas, programa estruturante de ações articuladas para dar visibilidade às políticas públicas voltadas para as mulheres de São Paulo, em parceria com as prefeituras municipais.
A oficina abordou alguns daqueles que são considerados comportamentos essenciais para empreender, muito focado nas habilidades soft skills, ou seja, habilidades comportamentais relacionadas à personalidade e ao modo como uma pessoa interage com outras, como comunicação, empatia, liderança e resolução de problemas.
A analista de negócios do Sebrae-SP, Alessandra Consoline, aplicou a oficina e reflete sobre a importância do assunto para as mulheres empreendedoras. “Investir no desenvolvimento e aprimoramento das soft skills é tão importante quanto dominar a parte técnica do negócio. Competências como comunicação assertiva, liderança, empatia, negociação e resiliência são diferenciais que fortalecem a tomada de decisão, ampliam a capacidade de gerir equipes e ajudam a construir relacionamentos estratégicos. Quando essas habilidades são estimuladas, as empreendedoras se tornam mais preparadas para enfrentar desafios, inovar e conquistar novos espaços no mercado”, diz.
A artesã Sandra Passos conta que se inspirou muito no conteúdo da palestra e entendeu quais comportamentos precisa melhorar e desenvolver. Ela ressalta que se comunicar de forma clara e assertiva sempre foi uma dificuldade, mas que agora colocou como meta estudar e desenvolver essa habilidade para trazer resultados positivos não apenas para seus negócios, mas também para sua vida pessoal.
Além da oficina ministrada pelo Sebrae-SP, a Carreta do Empreendedorismo também recebeu os cursos “Básico em Maquiagem Social” e “Básico em Limpeza de Pele e Skincare Profissional”, ambos aplicados pelo Senac. Também fizeram parte da iniciativa atendimentos da Defensoria Pública, palestra da Delegacia da Mulher e a participação da OSC Negra Sim, com atividades voltadas à Assistência Social.
Outro destaque foi a presença da Carreta da Mamografia do programa “Mulheres do Peito”, também iniciativa do SP Por Todas, que realizou exames de mamografia gratuito para as mulheres do município.