Chuvas nas Bacias PCJ superam média em 70%, mas rios seguem com vazões abaixo do esperado

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Apesar de abril ter sido um mês chuvoso nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), a recuperação hídrica da região ainda não apresentou sinais significativos. De acordo com o Boletim Hidrológico divulgado pelo Consórcio PCJ, a precipitação acumulada no mês foi de 89,3 mm — 70% acima da média histórica de 52,6 mm. No entanto, as vazões dos rios continuaram em patamar inferior ao esperado, ficando 23% abaixo da média histórica.
O dado chama atenção para a complexidade da relação entre chuva e disponibilidade hídrica nos rios. Mesmo com volumes elevados, parte significativa das precipitações pode estar sendo absorvida pelo solo seco ou desviada por áreas urbanas e de vegetação alterada, o que reduz a infiltração e o consequente abastecimento das nascentes e cursos d’água.
No Sistema Cantareira, responsável por abastecer milhões de pessoas na Grande São Paulo e que também contribui com recursos hídricos para as Bacias PCJ, os volumes de chuva chegaram a 127,7 mm, um aumento de 62% em relação à média histórica do mês (78,9 mm). Apesar disso, o volume útil do reservatório praticamente não se alterou, encerrando abril com 58,1%, valor semelhante ao de março (58,0%). O número, porém, é inferior aos registrados em anos anteriores: 74,5% em abril de 2024 e 85,7% em abril de 2023.
A estabilidade no volume armazenado, mesmo com chuvas acima da média, reforça a importância de políticas de gestão e preservação ambiental. “As chuvas são importantes, mas sem uma bacia bem conservada, com solo permeável e cobertura vegetal, a água não chega aos mananciais da forma necessária”, explica o Consórcio PCJ em nota.
Clima neutro
A previsão climática para o trimestre maio-junho-julho é de manutenção da condição de neutralidade em relação aos fenômenos El Niño e La Niña. Isso indica a tendência de chuvas dentro da normalidade histórica, sem extremos previstos. Essa estabilidade, no entanto, não garante a recuperação plena dos níveis dos rios e reservatórios.
Situação em Itatiba
Em Itatiba, o volume de chuvas no mês de abril também foi expressivo. Segundo balanço da Casa da Agricultura, solicitado pelo Jornal de Itatiba, o município registrou 116,1 mm no mês. O dia com maior volume foi 25 de abril, com 23,1 mm acumulados. O dado local está acima da média regional e reflete a tendência geral das Bacias PCJ, embora também não tenha revertido a situação de baixa vazão dos cursos d’água da região.
O cenário exige atenção permanente das autoridades e da população. Mesmo com chuvas acima da média, os recursos hídricos continuam em situação de alerta. A recuperação das vazões depende de um conjunto de fatores, que incluem planejamento, conservação ambiental e uso consciente da água.
O Consórcio PCJ continuará monitorando a situação e divulgando boletins periódicos, reforçando a necessidade de políticas sustentáveis para garantir a segurança hídrica da região.