Cerveja cresce em ocasiões fora de casa, mas perde 1,1 milhão de consumidores
Estudo da Worldpanel by Numerator apresenta novo retrato do consumo da bebida no Brasil

Foto: Divulgação
Na primeira sexta-feira de agosto é celebrado o Dia Internacional da Cerveja e, embora o brasileiro ainda aprecie uma boa gelada fora de casa, o consumo da bebida vive um momento de oscilação. É o que revela o estudo Brand Footprint Brasil 2025, realizado pela Worldpanel by Numerator.
De acordo com o levantamento, 63% dos brasileiros ainda consomem cerveja fora do lar, com destaque para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde esse índice ultrapassa os 70%. Apesar da alta penetração nacional, o número de consumidores caiu: foram 1,1 milhão a menos entre agosto e dezembro de 2024 na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Mesmo com essa perda de público, o consumo fora de casa cresceu 20% em número de ocasiões, totalizando mais de 41,4 milhões. Isso indica que quem consome, o faz mais – e com maior frequência. O gasto médio anual por pessoa fora de casa é de R$ 145, com média de quatro idas por ano.
Entre os principais motivos que levam os consumidores a pedir cerveja fora do lar estão o gosto pelo sabor (43%), o desejo de matar a vontade (14%) e o hábito (14%). Além disso, experimentar novos sabores aparece como tendência, com aumento de 35% nas unidades consumidas com esse propósito.
Vale destacar também que o consumo é liderado por Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), Geração X (de 1965 a 1980) e Baby Boomers (de 1946 a 1964), que respondem por mais de 70% das ocasiões.
Atualmente, 10% dos brasileiros compram cerveja por delivery, com picos à noite e na madrugada – especialmente entre as classes AB, que concentram 42% das ocasiões.
Entre as marcas de cerveja mais escolhidas no País, a Brahma lidera com 113,9 milhões de Consumer Reach Points (CRP) – métrica própria da Worldpanel, que combina penetração e frequência de compra. Em seguida, aparecem Antarctica (93,8 milhões), Skol (76,0 milhões), Heineken (52,4 milhões) e Itaipava (33,4 milhões).
Os dados do mercado de bebidas e cerveja foram extraídos do estudo Brand Footprint Brasil Out of Home 2025, que analisa anualmente as marcas mais escolhidas pelos brasileiros. No último ano, a amostra da Worldpanel cresceu 75%. Com o novo recorte, os dados passaram a abranger o comportamento de compra e consumo fora do lar de 147,6 milhões de pessoas a nível nacional – antes, com cobertura apenas nas principais metrópoles, correspondia a 47,4 milhões de consumidores.
Nota ao editor
Numerator e Worldpanel se uniram para formar uma nova empresa líder global em dados de consumidores. A partir de agora, todas as referências a dados ou insights dessa fonte devem ser atribuídas à Worldpanel by Numerator. Por favor, não inclua nenhuma referência à Kantar. Use o nome Worldpanel by Numerator de forma consistente em todas as reportagens e citações.
Sobre a Worldpanel by Numerator
Worldpanel by Numerator decodifica o comportamento do comprador para moldar o futuro das principais marcas e varejistas do mundo. Fornece dados de consumo de referência representando quase 6 bilhões de consumidores em mais de 50 mercados, oferecendo uma visão multidimensional de como as pessoas pensam, compram e consomem, permitindo estratégias ousadas e impacto sustentável nos negócios. A empresa conta com 3.300 funcionários globalmente.