Capitão PM Biancardi assume o comando da 2ª Companhia da Polícia Militar
O Capitão PM Fernando Augusto Biancardi, novo comandante da 2ª Companhia do 49º BPM-I, em Itatiba

O Capitão PM Fernando Augusto Biancardi é o novo comandante da 2ª Companhia do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), com sede em Itatiba e que abrange também as cidades de Louveira e da Estância Climática de Morungaba. A nomeação da mudança de comando ocorreu no último dia 16.
Formado na Academia do Barro Branco e moldando sua base operacional na Tropa de Choque em São Paulo, o novo comandante da 2ª Companhia está na Polícia Militar desde 1999 vindo da sede do 49º BPM-I, em Jundiaí. Ele chega para ocupar a posição do Capitão PM Osvaldo Guarizzo que agora passará a atuar no 49º Batalhão.
No início da semana, o Capitão PM Biancardi recebeu a reportagem do JORNAL DE ITATIBA-Diária na sede da 2ª Companhia e falou um pouco de sua história como militar, sua expectativa com relação a assumir os trabalhos como comandante de Companhia e da forma com que ele espera levar os trabalhos nas três cidades sempre visando uma melhor condição de trabalhos aos policiais revertendo, com isso, um bom atendimento à população. Confira a entrevista completa:
JI: Inicialmente, gostaríamos que o senhor se apresentasse à população itatibense como novo comandante da 2ª Companhia do 49º Batalhão, aqui em Itatiba:
CAP. BIANCARDI: Eu entrei na Polícia Militar em 1999 então hoje tenho 22 anos de carreira e experiência dentro da corporação. Trabalhei por nove anos na Tropa de Choque em São Paulo então adquiri um conhecimento mais específico sobre essa área, com uma boa experiência portanto e, em 2011 fui movimentado aqui para o 49º Batalhão (BPM-I), com sede em Jundiaí, onde já trabalhei em diversas funções, inclusive fui comandante da 1ª Companhia, com sede em Jundiaí, por cinco anos e meio, então, também já tenho uma boa experiência no comandamento de Companhia Operacional para buscar fazer um bom trabalho para população. Cheguei para assumir a 2ª Companhia no último dia 16 com muita satisfação, muito prazer e muita motivação para buscar fazer o melhor trabalho possível para a comunidade de Itatiba.
JI: Sendo ativo há um bom tempo no 49º Batalhão e tendo já comandando a 1ª Companhia, quanto o senhor conhece de nossa região, das necessidades da população ou o senhor passa a entrar em contato com isso a partir de agora?
CAP. BIANCARDI: Não, pelo contrário, já tenho uma boa noção sim das condições das três cidades que a 2ª Companhia abrange, ou seja, Itatiba, Louveira e Morungaba, pois quando eu ainda era tenente, trabalhava na função de supervisor diretamente na rua com os demais policiais atuando pelos sete municípios ao qual o 49º BPMI executa o trabalho de policiamento preventivo/ostensivo. Então conheço sim um pouco. O que vou conhecer mais a fundo agora como comandante da 2ª Companhia é exatamente o trato com a comunidade, bem mais próximo, também com as devidas autoridades da cidade aqui de Itatiba e da região para conhecer amiúde, detalhes que não chegam, muitas vezes, para o policial que está ali dentro da viatura atendendo a ocorrência. Ele tem apenas aquelas questões pontuais que ele atende uma ocorrência naquele momento, mas, não chega aquela informação detalhada que só os moradores e autoridades da cidade têm conhecimento. Então é aí que vou conseguir me aprimorar a partir de agora para poder ajudar da melhor forma a cidade de Itatiba.
JI: O senhor mostra larga experiência em campo como também dentro da área administrativa. Particularmente o senhor segue mais qual dessas duas linhas ou isso dependerá da necessidade da Companhia?
CAP. BIANCARDI: Como comentei antes, após me formar na Academia do Barro Branco fui trabalhar num batalhão de Choque que é extremamente operacional, bastante especializado e bem técnico em suas atuações, então, costumo dizer que o 2º Batalhão de Choque foi minha formação operacional, de trabalho mesmo, enquanto a academia realizou a sua função teórica. Com isso, adquiri esse gosto, esse trato, gosto muito mais de atuar operacionalmente do que administrativamente. Nossa função como comandante nos obriga a termos as funções administrativas e não temos como nos furtar disso, mas, gosto bastante de estar junto com as tropas nas operações e nas atividades operacionais.
JI: O senhor agora passará a conhecer mais a fundo as necessidades e anseios das populações de Itatiba, Louveira e Morungaba já que estará no comando direto nestas cidades, mas, pela sua larga experiência em nossa região e, apesar do pouco tempo que assumiu a 2ª Companhia, já dá para o senhor ter algum tipo de parâmetro da expectativa dessas cidades com relação as ações da Polícia Militar?
CAP. BIANCARDI: A pouca noção que eu tive nesses primeiros dias aqui em Itatiba já foi uma ótima impressão da cidade. Tive o prazer e a satisfação de já conhecer o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira num evento que ocorreu na Prefeitura Municipal onde fui muito bem recepcionado por ele, me deu as boas vindas na cidade e, inclusive, já faço parte de um grupo de trabalho para fazermos operações conjuntas em diversos interesses. No momento em que vivemos, com a pandemia, a cidade tem aquela preocupação muito grande no sentido de não haver aglomerações, de haver o cumprimento das normas por parte de estabelecimentos e da população pra evitar o aumento der infectados pelo vírus. Então já estamos trabalhando bastante em conjunto com a Prefeitura nessa fiscalização para evitar essas aglomerações fora dos horários permitidos. Percebi que há um grande envolvimento das autoridades de Itatiba para buscar o bem social aqui da comunidade.
JI: Então a Prefeitura está atuante na questão do combate a pandemia e tem sim o apoio da Polícia Militar nesse sentido?
CAP. BIANCARDI: Sim, com certeza! Já começamos esse trabalho, me coloquei à disposição nesse sentido e parabenizei o prefeito Thomás porque é uma iniciativa que realmente deve partir das prefeituras, é uma incumbência dela e nós, da Polícia Militar, temos que dar o apoio para que as atividades de fiscalização, que são de atribuição da Prefeitura que sejam bem executadas e com segurança. Atuamos também em conjunto com a Guarda Municipal apoiando os órgãos de fiscalização da Prefeitura para fazer um bom trabalho.
JI: Para finalizar, o que a população das três cidades abrangidas pela 2ª Companhia da PM pode esperar do seu novo comandante?
CAP. BIANCARDI: Posso dizer a toda população dessas três cidades o meu máximo. Vou me dedicar integralmente à 2ª Companhia, em todos os horários para prestar um bom serviço, apoiar sempre meus policiais para que eles consigam prestar esse bom serviço para comunidade. Nossos policiais militares que tem essa função tão difícil sendo executada 24h por dia nas ruas das nossas cidades nos protegendo de todas as dificuldades, então estou aqui pra me dedicar integralmente as comunidades de Itatiba, Louveira e de Morungaba e que eu consiga dar melhores condições aos nossos policiais e que a população tenha uma melhora na sensação de segurança e na diminuição dos indicadores criminais.