Campinas recebe nova edição do Bosque Interativo neste sábado
Evento acontece neste sábado, 31 de maio, no Bosque dos Jequitibás, das 9h às 15h

Foto: Divulgação
A população de Campinas e região tem um compromisso com a natureza neste sábado, 31 de maio, durante mais uma edição do Bosque Interativo. O evento gratuito acontece no Bosque dos Jequitibás, das 9h às 15h, e oferece uma programação especial voltada à educação ambiental, com atividades para todas as idades.
A iniciativa reúne ações que aproximam o público de temas como biologia animal, zoonoses, conservação de espécies e preservação ambiental, promovendo o contato direto com o conhecimento científico de forma acessível e interativa.
Experiência sensorial com animais e educação lúdica
Durante o evento, os visitantes poderão conhecer de perto animais taxidermizados (técnica de preservação que mantém a aparência dos animais), entender o processo de taxidermia e interagir com espécimes vivas, como serpentes, lagartos, invertebrados e o dragão-barbudo, todos mantidos pelo acervo do Museu de História Natural do Bosque dos Jequitibás.
Guiados por especialistas, os participantes terão a chance de aprender de forma lúdica e sensorial, fortalecendo a relação entre humanos e outros seres vivos e despertando a consciência sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
O Bosque Interativo é organizado em conjunto pelas equipes do Bosque dos Jequitibás, da Secretaria de Serviços Públicos; do complexo de museus da Secretaria de Cultura e Turismo; e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria de Saúde.
“O Bosque Interativo é um evento no qual as equipes do Museu de História Natural e do Zoo de Campinas levam para o público apreciar mais de perto o trabalho que realizam”, afirmou o biólogo do Museu de História Natural, Felipe Brocanelli.
O objetivo é promover discussões e passar informações sobre áreas da temática ambiental. “Como, por exemplo, sobre o tráfico animal, a importância dos empreendimentos de fauna na conservação, a reabilitação e tratamento de animais silvestres, zoonoses relacionadas à fauna sinantrópica, pesquisa e conservação de diferentes grupos de animais. Além disso, os participantes têm a possibilidade de tocar em alguns espécimes mantidos pelo Museu, como serpentes, lagartos e invertebrados”, explicou o biólogo.
Sobre o Bosque dos Jequitibás
Criado em 1884 e adquirido pelo município em 1915, o Bosque dos Jequitibás é um dos espaços de lazer e preservação mais tradicionais de Campinas. Com mais de 100 mil metros quadrados de área verde, o parque abriga cerca de 250 animais entre mamíferos, aves e répteis, além de museus, aquário, teatro infantil, lanchonetes e áreas de recreação.
O espaço também atua na reabilitação de animais resgatados pela Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros, contribuindo com a reintegração desses animais à natureza sempre que possível.
O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, 2 – Bosque. O funcionamento é de terça a domingo, das 6h às 18h, com entrada gratuita.