Jornal de Itatiba Portal de notícias de Itatiba

Menu
Notícias
Por Roberto

Campinas faz apelo à população para evitar viagens pela região

Segundo especialistas, a proximidade das cidades da região metropolitana faz com que os deslocamentos intermunicipais sejam muito comuns

Por Roberto

O prefeito de Campinas, Jonas Donizete, encaminhou para a Prefeitura de Valinhos um ofício solicitando que seja feito todo o esforço possível no sentido de evitar que moradores da cidade se dirijam a Campinas e outros municípios da região sem necessidade nos próximos dias.

O objetivo do documento é ampliar a discussão sobre formas de conter a propagação do coronavírus no momento em que os casos aumentam com velocidade preocupante e afetam a capacidade da estrutura de saúde de vários municípios.

Segundo especialistas, a proximidade das cidades da região metropolitana faz com que os deslocamentos intermunicipais sejam muito comuns, o que pode incentivar as viagens e contribuir para a disseminação do vírus.

Com os leitos de UTI lotados e aumento progressivo do número de casos e de mortes por covid-19, Campinas decidiu na última semana adotar medida semelhante a Valinhos e voltar a fechar o comércio como forma de reduzir a circulação de pessoas pelas ruas.

Em Valinhos, desde a semana passada, estabelecimentos de serviços não essenciais estão fechados por determinação da Vigilância Sanitária.

Durante esta semana, o cenário da doença na cidade será reavaliado diariamente e, até na sexta-feira (3), a Prefeitura pretende decidir se autoriza a reabertura das lojas ou se elas seguem fechadas por mais um período.

A prepocupação do prefeito de Campinas é fruto da evolução dos casos de covid-19 em todo o interior paulista no mês de junho. Nos últimos 15 dias, o número de casos da doença nas cidades do interior inverteu a tendência do início da pandemia e passou a ser maior do que na Grande São Paulo.

Veja o pedido do prefeito Jonas:

"Sirvo-me do presente para solicitar os bons préstimos de Vossa Excelência (prefeito Orestes) na contenção de propagação do novo coronavírus.

Solicito ainda que vossa Excelência peça encarecidamente à população do vosso município para que evite desclocamentos desnecessários, apenas em casos de extrema necessidade.

Aproveito a oportunidade para informar que estamos orientando a população de Campinas a evitar deslocamentos desnecessários, bem como (orientamos) os moradores de cidades vizinhas que utilizam terminais intermunicipais, através de barreiras sanitárias, com distribuição de máscaras de proteção, folhetos informativos e aferição de temperatura, e também nas entradas e saídas do município", diz o ofício.

tópicos

Não conseguimos enviar seu e-mail, por favor entre em contato pelo e-mail

Entendi