Campinas está entre as 10 cidades mais felizes do Brasil; Tecnologia e Inovação promovem o município
Ranking foi elaborado pela revista Bula com base em critérios da ONU e que foram transpostos para a realidade brasileira

Foto: Firmino Piton
Campinas está entre as 10 cidades mais felizes do Brasil com base em critérios estabelecidos pela ONU. A cidade tem nota 8,52 e ocupa a sétima colocação no ranking elaborado pela revista Bula. Para a publicação, o setor de tecnologia e inovação foram fundamentais para o município atingir uma das melhores posições do país.
A revista destacou que Campinas é um dos principais polos tecnológicos do Brasil abrigando instituições renomadas como a Unicamp e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Além disso, recebeu ênfase o HIDS, Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, que irá integrar pesquisa, tecnologia e qualidade de vida. Outros destaques de Campinas, segundo o ranking, são a economia diversificada e infraestrutura robusta.
Indicadores
O estudo adaptou à realidade brasileira o modelo Word Happiness Report (WHR), publicado anualmente pela ONU. O WHR trabalha com seis variáveis centrais: PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, liberdade para fazer escolhas de vida, generosidade e percepção de corrupção. Esses fatores foram transpostos para o contexto brasileiro com o suporte de dados do IBGE, do Atlas Brasil, da PNAD Contínua, do Ministério da Saúde e de pesquisas de opinião como a Consulta de Bem-Estar Municipal (CBEM).
Também foram utilizados indicadores do Índice de Progresso Social Brasil (IPS), do Ranking de Competitividade dos Municípios, do Connected Smart Cities e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, diz que o ranking reconhece todo o trabalho feito em Campinas para o impulsionamento do setor. “Existe um ecossistema muito forte que produz tecnologia e inovação em Campinas e o papel da prefeitura é fomentar e apoiar isso por meio de políticas públicas. Criamos o Campinas Innovation Week, que neste ano chega à sua segunda edição e já se tornou referência no país, apresentamos em parceria com a PUC-Campinas o projeto para implantação do HUB de Inovação no Complexo Ferroviário, sem contar o aperfeiçoamento e modernização da legislação do setor,” explica.
O estudo publicado pela revista Bula revela que a felicidade urbana não depende apenas da economia e considera fatores como saúde, segurança, meio ambiente e participação social como pilares essenciais para uma cidade feliz.
Ranking Connected Smart Cities
Campinas ficou em 1º lugar entre as cidades com mais de 500 mil habitantes no quesito "Economia" da edição 2024 do Ranking Connected Smart Cities (CSC), elaborado pela empresa de consultoria Urban Sytems. Este ranking foi um dos utilizados pela revista Bula para a elaboração do índice de felicidade.
O estudo apontou como destaques da cidade o crescimento de 3,5% no número de empregos, 66,58% da receita não oriunda de transferências dos governos estadual e federal e renda média dos empregos formais de R$ 4.621,10.
Sobre o Ranking Connected Smart Cities, a secretária Adriana Flosi lembra que a prefeitura aprovou uma lei moderna e que incentiva os empresários a virem para Campinas. A cidade conta com uma legislação que prevê isenção de IPTU, ITBI e ISSQN da construção civil, além de redução da alíquota de ISSQN de 5% para 2%, entre outros.