Campinas e Unicamp promoverão simulado metropolitano de emergências em Itatiba

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Campinas e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) irão promover, em 20 de agosto, um Simulado Metropolitano de Resposta a Emergências no município de Itatiba. A iniciativa é organizada pelo Centro de Resiliência de Desastres, vinculado à Defesa Civil de Campinas, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da Unicamp.
O anúncio foi feito durante reunião da Câmara Temática de Defesa Civil da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizada nesta terça-feira (22), em Valinhos. O simulado contará com a participação de representantes de mais de dez cidades da região, envolvendo profissionais das áreas de Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente e Obras.
Segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o exercício tem como objetivo aprimorar as competências técnicas e operacionais dos profissionais envolvidos. “Queremos garantir uma resposta articulada, eficaz e ágil frente a situações de emergência que possam colocar a saúde da população em risco”, afirmou. Furtado também coordena a Câmara Temática de Defesa Civil da RMC.
A programação do simulado incluirá atividades teóricas e práticas, com foco na capacitação e integração entre os órgãos participantes.
Planejamento regional em pauta
Durante a reunião da Câmara Temática, os participantes também discutiram a criação de um grupo de trabalho para acompanhar o andamento das ações de autoavaliação da resiliência a desastres (Scorecard) na RMC. Integram a iniciativa os municípios de Campinas, Itatiba, Valinhos, Vinhedo, Artur Nogueira, Jaguariúna e Monte Mor.
Outros temas abordados foram o mapeamento de riscos integrado ao radar meteorológico da Unicamp, a padronização de procedimentos entre as cidades da região, projetos de resiliência climática e as ações da Operação Estiagem, vigente entre 1º de maio e 30 de setembro. Também foram debatidas as prioridades conjuntas da RMC para o segundo semestre, entre elas o cumprimento de indicadores estabelecidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A pesquisadora Ana Ávila, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, destacou a importância da atuação conjunta por meio do projeto multirriscos, que vai integrar dados de satélite e medições do ar e do solo para aprimorar o monitoramento ambiental.
Participaram ainda da reunião o capitão PM Veneziani, representando a Defesa Civil Estadual; o diretor de Planejamento da Agemcamp, Sérgio Gomide; e o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, Osvaldo Rocco.