Campanhas de Doação de Sangue movimentam Itatiba e Morungaba em agosto

Foto: Carlos Bassan / PMC
Neste mês de agosto, duas importantes campanhas de doação de sangue serão realizadas nas cidades de Itatiba e Morungaba, com o objetivo de reforçar os estoques do Hemocentro da Unicamp e incentivar a solidariedade da população.
Em Itatiba, a 8ª Campanha de Doação de Sangue de 2025 acontece neste sábado, dia 9 de agosto, das 8h às 12h, na sede da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, localizada na Avenida Nair Soares Macedo Fattori, 200. A promoção é do Rotary Club de Itatiba, juntamente com o Hemocentro da Unicamp, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itatiba. A iniciativa também conta com a parceria da Farma Vitta, Jornal de Itatiba, ITV, AM Rádio Web e Rádio CRN de Itatiba.
Os interessados devem realizar agendamento prévio pelo WhatsApp (11) 96916-2638. Em caso de impossibilidade de comparecimento, é fundamental avisar pelo mesmo número para liberar a vaga a outro doador.
Além da doação de sangue, também será realizado no local o cadastramento de voluntários para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), ampliando as chances de salvar vidas por meio de transplantes.
Já em Morungaba, a campanha será realizada na sexta-feira seguinte, dia 15 de agosto, das 8h30 às 12h, no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, situado à Rua Atílio Martins, s/nº, no bairro Brumado. A ação contará com a mesma equipe do Hemocentro da Unicamp e será promovida pelo Departamento de Saúde da Prefeitura da Estância Climática.
De janeiro a julho deste ano, as campanhas em Itatiba já cadastraram 966 pessoas, resultando em 796 bolsas de sangue válidas. Em média, 1 em cada 5 doadores foi doador pela primeira vez, com destaque para os meses de janeiro (38 novatos) e julho (29). Já o cadastramento para doação de medula óssea, realizado em seis dos sete meses, somou 86 novos registros — um importante reforço na luta contra doenças hematológicas.
As campanhas reforçam a importância do gesto voluntário e consciente de doar sangue, que pode salvar até quatro vidas com uma única bolsa coletada.