Campanha do Rotary: 20 atiradores do TG, doam sangue pela primeira vez

Foto: JI
O Rotary Club de Itatiba realizou no último sábado, a 7ª. Campanha de Doação de Sangue do ano, nas dependências da Secretaria de Ação Social, que à exemplo da Secretaria de Saúde, é apoiadora do evento. Desta feita não houve cadastramento da Medula Óssea, por decisão do Hemocentro da Unicamp.
Foram efetivados 176 agendamentos, com 149 cadastrados, 27 ausentes e 29 que doaram sangue pela primeira vez, dos quais, vinte deles, integrantes do Tiro de Guerra 02-070 de Itatiba, que tem como Chefe de Instrução o 1º. Sargento Freed Siqueira.
AS 120 BOLSAS VÁLIDAS
Na apuração final foram coletadas 120 bolsas válidas (19% dos cadastrados), ressaltando-se que 29 pessoas foram consideradas inaptas, por motivos médicos, constatados pela equipe de profissionais do Hemocentro da Unicamp Campinas.
Destaque-se que as 120 bolsas são multiplicadas por 4, portanto, somando a 480, que ficarão à disposição dos pacientes da Santa Casa de Misericórdia, da Upa, Hospital Itatiba e dos itatibenses, que necessitarem. Nas duas últimas coletas de maio e junho, o número apurado de ambos os meses, foi de 102 bolsas válidas. Em julho de 2024, a soma foi de 119.
SEM CADASTRAMENTO
Por decisão dos dirigentes do Hemocentro da Unicamp - que devem ter seus motivos - não houve no último sábado, o trabalho de cadastramento da Medula Óssea, que foi uma pena, pois estavam presentes 20 atiradores que poderiam fazer parte da listagem de cadastrados.
Na semana passada, o Prof. Eduardo Cintra - grande entusiasta da campanha - esteve na sede do Tiro de Guerra, proferindo palestra aos atiradores, incentivando-os, não só para doar sangue, mas também para se cadastrarem como possíveis doadores da medula óssea.
Segundo o que foi apurado, por Eduardo Cintra, o 1º. Sargento Freed, irá aconselhar os integrantes do TG, para participarem da próxima campanha, para se cadastrarem, o que será por demais importante, pois a idade permitida vai de 18 a 35 anos, com uma validade muito grande, pelo espaço de tempo.
A EQUIPE ROTARIANA
Estiveram presentes na Secretaria de Ação Social, desde às 6h da manhã - o evento foi encerrado às 14h30 - nos preparativos para os lanches, sucos, café e distribuição das macas para os doadores e mesas e cadeiras para o sistema de acolhimento, os rotarianos: Daniel, Otávio, Alice, Charles, Marcos, Odete, Keiniti, Hilário, Amélio, Bárbara, Ivan, Ednaldo e Negrete.
Jovens interactianos presentes: Raphaela, Maria, Yasmnin, Thiago e Eduardo. Suporte: Patrícia da Apami. Médico Responsável, Dr. Ary Hauck, e José Luís Poli, que repassou os dados à imprensa. Colaboradores: FarmaVitta, Sópãozinho e Colégio Madre Teresa. Apoio para divulgação: JI, CRN-AM, ITV Brasil e Rádio Web AM. A próxima campanha será no 9 de agosto (segundo sábado do mês).