Caminhada mobiliza Itatiba na luta pela erradicação da poliomielite
Foto: Divulgação
O Parque Luis Latorre foi o ponto de encontro de cerca de 400 pessoas que participaram, no último domingo (9), da 1ª Caminhada pela Eliminação da Poliomielite, uma mobilização que uniu saúde, solidariedade e conscientização em prol da erradicação da doença.
Organizado pelo Rotary Club de Itatiba e pela ASRI – Associação das Senhoras dos Rotarianos de Itatiba, o evento contou com o apoio da Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, além da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, APAMI, Magnusson Presentes, Alta Contábil, Rádio Clinic, For Rental Jundiaí e Bohac & Vedovello. A manhã contou ainda com uma aula de alongamento da professora Daniela Moretto e a animação da cantora Fernanda Pontes, que acompanhou os participantes durante o percurso.
Além do incentivo à imunização, a ação teve caráter solidário: a troca das camisetas foi feita mediante a doação de um litro de óleo ou leite, revertido a entidades assistenciais do município.
“Acreditamos que promover a conscientização é fundamental. Erradicar a poliomielite é um compromisso histórico do Rotary, e ver tantas pessoas unidas nessa causa é inspirador. Vacinar é proteger vidas e garantir um futuro mais saudável para todos”, destacou Sandro Ferreira, presidente do Rotary Club de Itatiba.
Desde 1985, o Rotary Internacional mantém seu compromisso com a erradicação da poliomielite por meio do programa Pólio Plus e, em parceria com a OMS, CDC e UNICEF, lançou em 1988 a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI). Graças a esse esforço, os casos da doença foram reduzidos em 99,9%, evitando a paralisia em milhões de crianças no mundo.
No entanto, mesmo com o Brasil livre da pólio há décadas, o baixo índice de vacinação tem preocupado autoridades e organizações sociais. “Essas ações dão visibilidade à campanha de erradicação da doença e sensibilizam a população sobre a importância da vacinação. Além disso, fortalecem o engajamento social e ajudam a manter o tema em evidência, reforçando a necessidade de coberturas vacinais altas”, avaliou Débora Rocha Diniz, coordenadora da Atenção Primária e responsável técnica pela Central de Imunização de Itatiba.
O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira também destacou o simbolismo da mobilização: “Mais do que um ato simbólico, essa iniciativa reforça a importância da conscientização e da vacinação. A poliomielite pode ser totalmente evitada, e garantir a imunização das nossas crianças é um compromisso de toda a sociedade. A prevenção continua sendo o melhor caminho e um dever de todos nós.”
Com forte adesão popular, a caminhada reforçou a união entre poder público, entidades civis e comunidade em torno de um objetivo comum: erradicar de forma definitiva a poliomielite, deixando como legado saúde e esperança para as próximas gerações.