Câmara Municipal de Itatiba analisa dois projetos voltados à inclusão social nesta quarta-feira
Foto: Comunicação / CMI
A Câmara Municipal de Itatiba realiza, nesta quarta-feira (28), a 84ª Sessão Ordinária, com dois projetos de lei previstos para discussão em primeiro turno. As propostas em pauta têm como foco a inclusão social, a valorização das pessoas com deficiência e o reconhecimento das necessidades de mães e cuidadores atípicos.
De autoria dos vereadores Leila Bedani (PSD) e Juninho Parodi (PL), o Projeto de Lei nº 57/2026 propõe incluir a Feira da Inclusão no calendário oficial de eventos de Itatiba.
Já realizada no município, a iniciativa reúne atividades nas áreas de educação, saúde, empreendedorismo, cultura, inovação e orientação às famílias. O evento busca promover a acessibilidade, estimular a empatia e valorizar as pessoas com deficiência, contribuindo para ampliar a participação desse público na sociedade.
Com a inclusão no calendário oficial, a proposta pretende favorecer o planejamento e o aprimoramento das próximas edições, além de ampliar as possibilidades de parcerias, investimentos e participação de organizações da sociedade civil.
Também será discutido, em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 60/2026, de autoria do vereador Juninho Parodi (PL), que propõe instituir a Carteira de Identificação da Mãe Atípica e do Cuidador Atípico no município.
A iniciativa tem como objetivo facilitar o reconhecimento de pessoas que se dedicam ao cuidado permanente de indivíduos com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento, doenças raras ou outras condições que exijam acompanhamento contínuo e especializado.
Entre as finalidades previstas estão a garantia de atendimento prioritário aos responsáveis pelo cuidado e a facilitação do acesso a políticas públicas, benefícios e programas sociais.
A proposta busca dar visibilidade às demandas enfrentadas por mães e cuidadores atípicos, considerando as responsabilidades cotidianas relacionadas ao acompanhamento e à assistência de pessoas que necessitam de cuidados específicos.