Câmara aprova criação do “Dia do Conservadorismo” em primeiro turno

Foto: Comunicação / CMI
A Câmara Municipal de Itatiba realizou nesta quarta-feira (20) a 29ª Sessão Ordinária do ano. Em pauta, apenas um item foi apreciado pelos vereadores: o Projeto de Lei 116/2025, de autoria do vereador Willian Soares (Republicanos), que propõe a inclusão do “Dia do Conservadorismo” no calendário oficial de eventos do município.
A proposta, aprovada em primeiro turno de discussão e votação, estabelece que a data será destinada à realização de atividades culturais, educativas e debates públicos voltados à divulgação e reflexão sobre valores ligados ao conservadorismo.
Apesar da aprovação, o texto recebeu quatro votos contrários: dos vereadores Cadu, Igor Hungaro, Luciana Bernardo e Professor Vinícius Costa. O projeto ainda retornará ao plenário em segundo turno, quando será novamente avaliado pelos parlamentares.
Expediente
Durante o horário reservado às proposituras, os vereadores aprovaram uma série de requerimentos direcionados a órgãos como a Prefeitura de Itatiba, Diretoria Regional de Ensino de Jundiaí, CPFL, DER, Ilumina Itatiba, Rota das Bandeiras, Viação Rápido Fênix e ao deputado estadual Lucas Bove (processos 301 a 309/2025). Também foram encaminhadas indicações ao Executivo Municipal (números 1538 a 1568/2025), além da aprovação de moções (131 e 133 a 140/2025).