CAI realiza atendimentos multidisciplinares desde julho em Itatiba
O Centro de Referência conta com seis salas, inclusive de atividades cotidianas, para estimular a execução de atividades do dia a dia
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
Inaugurado em 26 de julho de 2023, o Centro de Referência do Autismo de Itatiba (CAI) atende, atualmente, 75 crianças que recebem, ao menos, 16 sessões de terapias por mês.
Os pacientes são atendidos por mais de um profissional da equipe multidisciplinar, que conta com fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e educador físico, por exemplo, dentre outros.
A programação dos atendimentos multiprofissionais é organizada pela Coordenação da unidade, após avaliação individual caso a caso.
Sobre o Centro
O Centro de Referência conta com seis salas, inclusive uma de terapia ocupacional (TO) equipada com spider – um combo de equipamentos suspensos para interação e estimulação sensorial – além de sala de atividades cotidianas, para estimular a execução de atividades do dia a dia, como arrumar a cama.
De acordo com Kelly Vigato, supervisora de Inclusão da Secretaria de Saúde, responsável pelo CAI, o atendimento estruturado às crianças tem contribuído muito para a evolução de cada caso, com foco no processo ensino-aprendizagem. Destaque para ações que contribuem para a autonomia e independência, como as atividades de vida diária em sala estruturada e treino de habilidades sociais.
“Podemos dizer, também, que nosso foco é na evolução cognitiva, enfatizando a alfabetização, e questões emocionais, que são trabalhados pelo terapeuta, principalmente em situações de crise. As famílias têm elogiado o tratamento com equipe multiprofissional, assim como a estrutura. Na sala de integração sensorial, por exemplo, são trabalhados a atenção, concentração e coordenação motora, visando no futuro as habilidades de coordenação motora fina, como o movimento de ‘pinça’, por exemplo, ao segurar o lápis”, explica a supervisora.
Porta de entrada para o CAI
O atendimento começa através do serviço Atenção Primária, nas UBSs, em atendimento pediátrico ou clínico. O paciente passa por triagem no CAC e, quando indicado, será direcionado ao CAI.
Para o primeiro agendamento, a equipe do CAI entra em contato para comunicar a avaliação. Após a consulta, a equipe multiprofissional começa a preparar a sequência com as demandas de acordo com o diagnóstico, que pode levar várias sessões para ser concluído, de acordo com as necessidades de cada um.