Bragança Paulista reforça pedido ao Ministério da Saúde para habilitação do serviço de hemodiálise

Foto: Pref. Bragança Pta.
A Prefeitura de Bragança Paulista encaminhou ao Ministério da Saúde um ofício solicitando a habilitação do serviço de hemodiálise do Complexo da Santa Casa. O documento foi entregue presencialmente pela vereadora Camila Marino da Saúde que esteve em Brasília, nesta quinta-feira (07), e se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
No documento, o Executivo Municipal solicita o apoio do Ministério da Saúde para a celeridade na análise da proposta de habilitação da Clínica de Nefrologia e Diálise (protocolo SAIPS nº 206228), responsável pela continuidade do tratamento dialítico e pré-dialítico de pacientes residentes em Bragança Paulista. Além da habilitação, o ofício também reforça a necessidade de liberação de recursos federais adicionais para o custeio e manutenção das ações e serviços de saúde, diante do aumento da demanda e dos desafios locais.
Atendimento já iniciado com recursos municipais
Enquanto aguarda a habilitação federal, a Prefeitura de Bragança Paulista garantiu o custeio imediato de 260 sessões mensais de hemodiálise, beneficiando diretamente 20 pacientes da cidade. Os atendimentos já estão sendo realizados na Santa Casa de Misericórdia, com investimento superior a R$ 80 mil mensais, provenientes de recursos próprios.
A medida tem impacto direto na qualidade de vida dos pacientes e na estrutura da unidade hospitalar. Com o início dos atendimentos, três leitos de clínica médica foram liberados, possibilitando o acolhimento de outras demandas da Santa Casa. O investimento será mantido até a conclusão do processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde, quando o serviço passará a ser financiado por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC).